domingo, 12 de março de 2023

Neemias 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 10 – A complexidade e as dificuldades da vida devem ser vencidas com o sério estudo da Bíblia. Isso explica a situação crítica que não só a sociedade vive atualmente, mas até mesmo as igrejas que alegam crer na Bíblia, mas não a valorizam como deveriam valorizá-la.

O estudo superficial da Bíblia resulta numa fé frágil, e espiritualidade rasa. O relaxo no estudo das Sagradas Escrituras produz uma cultura espiritual instável, relapsa, enfim, lamentável.

Quando a Bíblia não for prioridade, Deus também não terá prioridade em nossa agenda, em nosso tempo e afazeres. Consequentemente não seremos conduzidos a experiências espirituais profundas; ou, seremos levados por todo vento de doutrina.

Deus deixou Sua Palavra para que “não sejamos mais crianças, levados de um lado para outro pelas ondas [ideológicas], nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14).

Quando priorizamos a Deus, seremos responsáveis e assumiremos compromisso resoluto com Ele, com Seus princípios, com Seus servos que ministram Sua obra, e com sua Igreja. Todo relacionamento sério exige a assinatura de um documento (no adventismo usa-se uma ficha de batismo onde o novo membro assina seu compromisso com Deus). Em Neemias 10, líderes civis e religiosos (levitas e sacerdotes) fizeram – assinaram – um acordo por escrito diante de Deus:

• Prometeram não dar espaço ao jugo desigual (Neemias 10:30).
• Prometeram não abrir mão do sábado por causa do comércio (Neemias 10:31).
• Assumiram a responsabilidade de investir e promover as festividades religiosas (Neemias 10:32-33).
• Prometeram organizar o trabalho no templo conforme a orientação de Deus (Neemias 10:34).
• Assumiram a responsabilidade de oferecer a Deus as primícias de suas produções (Neemias 10:35-37).
• Assumiram o compromisso de entregarem no templo os dízimos e também as ofertas (Neemias 10:37-39).

Após sua intercessão e súplica pelo povo no início do livro, e depois de uma reforma estrutural em Jerusalém, Neemias tratou de uma reforma espiritual – a qual é a mais importante das reformas a ser promovida. Para chegar a esse ponto, é necessário intenso estudo sério da Bíblia, muita oração e entrega completa à vontade de Deus.

A espiritualidade sem compromisso não passa de religiosidade de fachada!

Deus nos chama para uma fé mais sólida! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...