sábado, 11 de março de 2023

AS LEIS DE DEUS

 AS LEIS DE DEUS

Desceste sobre o monte Sinai, do Céu falaste com eles e lhes deste juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. Tu lhes deste a conhecer o Teu santo sábado, e lhes deste mandamentos, estatutos e lei, por meio de Teu servo Moisés. Neemias 9:13, 14

Poucas semanas depois de saírem do Egito, os israelitas chegaram à região do Sinai. Ali foram organizados pelo Senhor como nação, entraram em aliança com Ele e receberam Suas leis. Podemos dizer que Deus lhes deu quatro conjuntos de leis. Em primeiro lugar, entregou a eles as leis morais, os Dez Mandamentos. Fundamentados nos eternos princípios de amor e justiça, eles são a base de Seu governo (Sl 89:14; Hb 4:16) e refletem Seu caráter. Esses mandamentos existiam desde o princípio da história humana. Eles foram entregues primeiramente a Adão e deveriam ser observados por todos os seres humanos (Ec 12:13). No Sinai, eles foram recapitulados com um povo que fora escravizado e, por isso, conhecia-os apenas parcialmente.

Antes de serem escritos, os Dez Mandamentos foram anunciados pela voz de Deus em meio à escuridão, ao tremor da terra e a um intenso som de trombeta (Êx 19:18, 19; 20:1; Hb 12:18-21). A intenção era causar forte impressão para que o povo nunca mais se esquecesse da importância da lei. Feito isso, Deus lhes entregaria mais três conjuntos de leis, com base nesses mandamentos (Êx 19–24; Lv 1–27). O impacto foi tão grande que o povo pediu que Moisés recebesse pessoalmente as demais instruções de Deus e as repassasse a eles. E assim ocorreu (Êx 20:18-21).

O segundo bloco era formado pelas leis civis. No Sinai, Deus organizou Israel como nação e lhes deu leis para o convívio social. Eram leis sobre propriedades, trabalho e relacionamentos. Hoje, vivemos em outro país e temos outras leis. O terceiro conjunto consistia nas leis de saúde. Elas se referiam à alimentação e a procedimentos para manter o acampamento livre de doenças contagiosas. Finalmente, o quarto conjunto de leis tratava de aspectos do culto e do santuário.

Todos esses mandamentos eram bons, estavam em harmonia com o caráter de Deus e, quando observados, resultariam na felicidade do povo. Fique atento às leis de Deus para sua vida!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

11 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/as-leis-de-deus/
https://youtu.be/tWOFt-dBvFo
•••••

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...