sábado, 11 de março de 2023

Neemias 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 9 – A espiritualidade levada a sério não surge por acaso. Não acontece natural e automaticamente; espiritualidade sólida exige estudo sério da Bíblia com objetivo de aplicá-la à vida.

O ato de aprofundar-se no estudo sério da Bíblia leva-nos ao arrependimento e confissão de pecados perante Deus. Humilha-nos levando-nos à fervorosa oração que nos eleva a Deus, O qual nos ergue das nossas mazelas.

Quando a mensagem bíblica está viva em nossa mente, nossa oração será pautada pela Palavra de Deus. A oração de Neemias 9 “é uma crônica da fidelidade de Deus para com Seu povo, apesar da falta de fé no Senhor, começando em Gênesis, com a criação, e continuando ao longo do período dos Juízes, Reis e Crônicas até os dias de Neemias (v. 32)” (Comentário Bíblia da Mulher).

Em Neemias 9, “os levitas notaram que, devido à grande compaixão de Deus, Ele não abandonou Israel (v. 19). Ele deu Seu bom Espírito para instruí-lo e admoestá-lo (v. 20, 30). Não reteve o maná nem a água (v. 20) e o sustentou a fim de que não carecesse de nada (v. 21) e, consequentemente, os israelitas ‘viveram em delícias’, pela Sua grande ‘bondade’ (v. 25). Repetidas vezes, Deus demonstrou Sua grande compaixão (v. 27-28). Apesar da arrogância e teimosia de Israel (v. 16, 29), esse povo desfrutou a grande misericórdia e bondade de Deus (v. 31, 35)” (Jirí Moskala).

O Deus que é “grande, poderoso e temível”, que age com justiça e lealdade (Neemias 9:32-33) revela ser “um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor” (Neemias 9:17, 31). Esse Deus tem um “nome glorioso”; Seu poder é nítido na criação do Céu, da Terra, dos mares “e de tudo quanto há neles”. Ele é o originador da vida, idealizador da aliança com pecadores, vê o sofrimento dos sofredores, e ouve o clamor deles. Então, Se manifesta com sinais e maravilhas para libertar Seu povo, liderá-lo e entregar-lhe os meios de torná-lo especial, diferente, uma poderosa bênção (Neemias 9:5-13).

Certamente, estudar a Bíblia dependendo do Espírito Santo promove o verdadeiro conhecimento do verdadeiro Deus – o qual transforma a vida do pecador arrependido (Neemias 9:20, 30). Portanto, compreender corretamente a Deus leva-nos ao reavivamento!  É disso que precisamos para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...