domingo, 19 de fevereiro de 2023

SUA CRUZ⁷

 SUA CRUZ

Quem não tomar a sua cruz e vier após Mim não pode ser Meu discípulo. Lucas 14:27

Jesus havia Se tornado famoso. Grandes multidões O seguiam. Seus ensinos e milagres cativavam o povo. Foi então que Ele lhes disse as palavras do verso para nossa meditação. Os romanos dominavam o lugar e usavam a crucifixão para executar criminosos e rebeldes. Eles crucificaram milhares de pessoas na Palestina e fizeram o mesmo em outros lugares que haviam conquistado. Aqueles que escutavam Jesus já haviam visto muitas cruzes. Quando viam um homem carregando uma cruz, cercado por soldados romanos, sabiam que aquela era uma caminhada só de ida. Não havia escapatória. Tomar a cruz implicava morte.

As cruzes eram feitas por carpinteiros, sob encomenda. No entanto, apenas o governo as encomendava. Jamais alguém encomendou uma cruz para si mesmo. Os homens ambicionavam possuir muitas coisas, mas ninguém queria uma cruz. A cruz estava vinculada a fortes sentimentos de tristeza, humilhação, vergonha e sofrimento.

Quando proferiu essas palavras, Jesus ainda não havia sido crucificado. Nenhum de Seus seguidores sequer imaginava que isso seria possível. Mas, no tempo certo, aconteceu. Hoje, olhando para trás, sabemos como era a cruz de Jesus e o que significou tomá-la. Ele também não a desejava. Era jovem, saudável e não queria morrer. Chegou a orar insistentemente para não ter que passar por essa experiência, que Ele chamou de “cálice”. Triste e angustiado, prostrado em oração, Ele disse: “Meu Pai, se é possível, que passe de Mim este cálice!” Mas logo acrescentou: “Contudo, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres” (Mt 26:39). Então, Jesus tomou a Sua cruz, e o mundo nunca mais foi o mesmo. Glórias a Deus por isso!

Contudo, Jesus diz que há uma cruz para cada um e que precisamos tomar aquela que é nossa. Na sequência, Ele explica que nossa cruz é a vontade de Deus para nossa vida. Para tomar nossa cruz, é preciso renunciar a tudo o mais (Lc 14:33). Para você ser um discípulo é necessário dizer “não” para si mesmo e “sim” para Jesus. Isso significa negar a si mesmo e entregar a Ele sua vontade, colocando-a em submissão à vontade Dele. Isso deve ser feito todos os dias (Lc 9:23). Portanto, hoje, Deus tem planos para sua vida. Há uma cruz esperando por você. Tome-a!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

19 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/sua-cruz/

https://youtu.be/GfkxRkmdUGU
•••••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...