quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

NECESSIDADE DE SANTIFICAÇÃO

 NECESSIDADE DE SANTIFICAÇÃO

Busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14

Algumas pessoas creem e ensinam que não há necessidade de santificação. Para elas, não haveria necessidade de desenvolvimento do caráter, nem separação do pecado, nem pureza. A justificação e o perdão divino seriam suficientes para a salvação. Contudo, a Palavra de Deus apresenta a santificação como necessidade. O autor da Carta aos Hebreus escreveu que, sem a santificação, “ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).

Todos desejamos ver a Deus, e o Apocalipse declara que um dia, na cidade santa, contemplaremos Sua face (Ap 22:4). Mas, para que isso se torne realidade, devemos andar no caminho da santificação (1Jo 3:3). O desejo de Deus é que, enquanto aguardamos a vinda de Jesus, sejamos santificados em todas as dimensões de nosso ser, tanto no aspecto físico quanto mental e espiritual (1Ts 5:23).

Alguém pode indagar: “Se uma pessoa já foi justificada por Deus, que necessidade há de ser santificada?” Precisamos entender que, na justificação, Deus está lidando com o passado de nossa vida. No momento em que verdadeiramente me arrependo, confesso meus pecados e reclamo o sacrifício de Cristo em meu favor, Deus me perdoa, me justifica, e todos os meus pecados são perdoados. Não há mais, da parte de Deus, condenação sobre mim. Estou em paz com Ele (Rm 8:1; 5:1).

Contudo, devemos considerar que, embora essa experiência seja maravilhosa, precisamos ir além, porque a vida continua, e se agora eu estou limpo, mas permaneço sozinho na luta contra o mal, continuarei a repetir todos aqueles pecados. Nesse ponto é que entra a santificação. Se na justificação eu sou completamente perdoado quanto ao meu passado, na santificação eu recebo ajuda para viver o presente como Deus espera. Deus não apenas me perdoa, Ele me torna uma nova pessoa. Essa transformação é tão marcante que é considerada uma nova criação. Paulo afirmou: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17). Agora, meu coração, minha mente, meus gostos, meus afetos, minhas perspectivas, enfim, o rumo de minha vida – tudo é alterado.

Bendito seja o Senhor, que tanto nos ama, que nos limpa e nos transforma! Aguardemos o dia em que O veremos e estaremos para sempre com Ele.

MEDITAÇÃO DIÁRIA
2 de fevereiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/necessidade-de-santificacao/
https://youtu.be/YYU6QBe9mGg
•••

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...