sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 19 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 19
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 19 –
Ensinar correta e sistematicamente os nobres princípios da Palavra de Deus é a melhor atitude que um líder de qualquer área pode ter em prol de seus liderados.

Não há alvo mais elevado e sublime que esse, e, o resultado será por conta do Deus que preza pelo que é certo. Quando olhamos atentamente ao capítulo em foco e seu contexto, essas verdades são nitidamente percebidas. Podemos assimilá-las!

Nesse contexto, “os monarcas religiosos, os profetas inspirados e os sacerdotes comprometidos constituem a liderança que o cronista admira em 2Crônicas 14-20. Dois reis, Asa e Josafá são os personagens mais proeminentes. Ambos lideram movimentos de reforma baseados na Lei [Torá] e na sua aplicação à situação presente. De qualquer maneira, nenhum homem é perfeito, mas ambos são gigantes espirituais comparados aos seus correspondentes no Israel do norte”, analisa Paul House.

Atualmente, precisamos de líderes políticos e eclesiásticos com compromisso e propósitos bíblicos para administrar em prol do povo. A situação atual da igreja e da sociedade mostra tal necessidade. Deus precisa ser central em toda e qualquer comunidade, para que a bênção de Sua presença traga outras bênçãos – das quais carecemos neste mundo perverso e imoral.

“Os reinos de Josafá e Asa funcionam como exemplos de como os reis e o povo podem agradar ao Senhor. Uma vez que os ídolos são rejeitados, a Lei é ensinada e obedecida, a nação confia somente em Yahweh, a palavra profética é acreditada e os sacerdotes são fieis na execução dos deveres determinados por Deus, o país florescerá como uma clara dádiva do Senhor. Essa conduta demonstra a real busca por Yahweh”, complemente House.

Os defeitos e os acertos de Josafá são revelados em II Crônicas 19. O profeta Jeú apresentou-lhe sua falha (II Crônicas 19:1-3); o cronista, Esdras, relatou suas decisões assertivas (II Crônicas 19:4-11). Isso nos mostra que nossos defeitos de caráter não devem impedir-nos de propagar a Palavra de Deus!

Ainda que falhemos em viver o que pregamos, é essencial que espalhemos toda a Palavra de Deus em todo lugar que pudermos. Josafá administrou essa Palavra por meio de juízes e sacerdotes para chegar em todo seu reino...

Hoje, podemos utilizar diversos recursos para proclamá-La ao mundo. Usemos nossa influência para isso! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...