quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 18 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 18 –
 Embora tenhamos aversão ao engano, no aspecto religioso parece que muitos andam despreocupados. O que agrada ao coração e traz certa satisfação é o que parece importar. Falsos mestres, falsos profetas, falsos pregadores obtêm sucesso, pois muitos não os consideram falsos!

450 profetas falsos eram apreciados por Acabe e, o único profeta verdadeiro, era odiado por ele. A preferência por aquilo que contraria a Deus parece ter mais credibilidade. Acabe era rei, mas representa a todas as pessoas que, no tempo do fim, não suportariam a sã doutrina, dariam preferência às mensagens que causam satisfação como coçar o ouvido, promovida por mestres que falam coisas agradáveis, palatáveis; assim, recusam a dar ouvidos às verdades “intragáveis” (II Timóteo 4:3-4).

Acabe e Josafá governavam o povo de Deus. “Josafá tinha grande riqueza e honra e aliou-se a Acabe por laços de casamento” (II Crônicas 18:1). Se Acabe representa os crentes relapsos, Josafá representa os crentes fieis, devotos a Deus e a Sua Palavra. Ainda que o verdadeiro profeta era apenas 1 contra 450, Josafá não se iludiu com a maioria. O interessante, é que mesmo quando ironicamente Micaías concordou com os profetas falsos, Acabe sabia que não era verdade e exigiu a verdade (II Crônicas 18:2-17).

Infelizmente, apesar de toda ajuda de Josafá e Micaías, Acabe preferiu iludir-se com as falsas profecias de seus profetas preferidos, e veio a experimentar a fatalidade prevista pelo profeta verdadeiro. Ele morreu e seu exército foi derrotado, ainda que ele tivesse se disfarçado para que atacassem a Josafá. Seu plano não conseguiu reverter a profecia de Micaías (II Crônicas 18:18-34).

O versículo 18 merece nossa mais detida atenção:

• Deus é soberano e poderoso, não é possível manipulá-lO; feliz aquele que confia plenamente nEle.
• Deus tem um trono, localizado em Seu santuário no Céu; de lá administra toda a Terra. Sua bondade dá liberdade para que optemos por confiar em Sua verdade ou nas mentirosas palavras dos agentes de Satanás.
• Deus tem um poderoso exército que está à nossa disposição, são Seus anjos que lutam em favor daqueles que herdarão a salvação (Hebreus 1:14).

Hoje, podemos optar por trilhar os caminhos de Acabe ou os de Josafá. Através deste relato sagrado, Deus nos chama a confiar nEle! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...