quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

A PROFECIA DE NAUM

 A PROFECIA DE NAUM

O destruidor avança contra você, Nínive! [...] As comportas dos rios se abrem, e o palácio é destruído. Naum 2:1, 6

Em 722 a.C., os assírios riscaram do mapa a nação de Israel e, em 701 a.C., invadiram o território de Judá para fazer o mesmo. Nessa ocasião, Deus interveio através de um anjo que, em uma única noite, destruiu o exército assírio matando 185 mil soldados que cercavam Jerusalém (Is 36–37). Os assírios eram os maiores inimigos do povo de Deus e a maior causa de temor em relação ao futuro. A qualquer momento poderiam retornar e acabar com o remanescente de Deus.

Então, por volta do ano 640 a.C. – uns 150 anos depois de Jonas –, quando a Assíria estava no auge de sua glória, Deus, por meio do profeta Naum, revelou que a capital dos assírios, Nínive, seria destruída. A Assíria entraria em colapso e deixaria de ser uma ameaça para Seu povo. O livro inteiro de Naum é dedicado a revelar esse juízo divino. Deus pretendia que o remanescente judaico fosse consolado com a revelação de que seus cruéis inimigos não mais o afligiriam.

O livro inicia com as seguintes palavras: “Sentença contra Nínive. Livro da visão de Naum”. Mais adiante, lemos: “Assim diz o Senhor: ‘Por mais seguros que estejam e por mais numerosos que eles sejam, ainda assim serão exterminados e passarão’” (Na 1:12). Deus menciona até detalhes de como isso ocorreria. “Com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar dessa cidade”; “as comportas dos rios se abrem” (Na 1:8; 2:6).

Tempos depois, em 612 a.C., os medos, os babilônios e os citas se uniram e formaram um grande exército com o objetivo de conquistar Nínive e destruir o poderio assírio. A cidade estava tão intacta quanto no primeiro dia do cerco, fazia três anos. Aos olhos humanos, parecia inconquistável. Deus, então, entrou em cena e fez o que era impossível ao ser humano. Pesadas chuvas caíram por dias seguidos, causando uma grande inundação, que, por sua vez, pôs abaixo uma parte dos muros da cidade, possibilitando a invasão e conquista de Nínive. Isso ocorreu no dia 26 de agosto do ano 612 a.C. Assim, cumpriu-se fielmente a Palavra de Deus.
Você pode confiar no dom profético e na Palavra de Deus. No devido tempo, tudo se cumprirá. 

MEDITAÇÃO DIÁRIA

https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-profecia-de-naum/
https://youtu.be/CNmh9tX7Bwo
•••••

Nenhum comentário:

Legendas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 13 de junho https://mais.cpb.com.br/meditacao/legendas/ Legendas Ai de vocês, escribas e faris...