quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 17 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 17
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 17 – Há sabedoria quando um filho vai além do bem que seu pai praticou. Há vantagem em ser mais consagrado a Deus do que foram nossos ancestrais...

É isso que vemos no filho do rei Asa que ao fim de vida falhou na confiança em Deus. Seu filho, Josafá, aprendeu por contraste; além de confiar piamente em Deus quando assumiu o trono de Judá, ele avançou na reforma de Judá. Ele “não consultou os baalins, mas buscou o Deus de seu pai e obedeceu aos Seus mandamentos, e não imitou as práticas de Israel... Ele seguiu corajosamente os caminhos do Senhor; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados” (II Crônicas 17:3-4, 6). Ele foi recompensado por Deus com maravilhosas bênçãos, por seu povo que o honrava trazendo-lhe presentes e, inclusive estrangeiros que além de tributo, presentearam-lhe seus bens (II Crônicas 17:5-19).

A confiança em Deus que gera obediência sempre traz maravilhosas recompensas, “e um fiel desempenho de princípios justos trará as credenciais divinas... Deus está esperando, esperando por humilhação e arrependimento. Ele receberá a todos os que para Ele se voltarem de todo o coração”, destaca Ellen White.

Deus opera em favor daqueles que confiam nEle. Ele age até mesmo em povos pagãos para promover o bem de quem O serve de coração. “O temor do Senhor caiu sobre todos os reinos ao redor de Judá, de forma que não entraram em guerra contra Josafá” (II Crônicas 17:10).

A Palavra de Deus precisa ser profusamente proclamada para ajudar mais pessoas a usufruírem das bênçãos divinas. Um dos pontos altos do capítulo em apreço está no versículo 9, informando que líderes escolhidos à dedo por Josafá “percorreram todas as cidades do reino de Judá, levando consigo o Livro da Lei do Senhor e ensinando o povo”.

Fantástico! “O resultado dos sinceros esforços do rei em favor do povo foi um despertamento espiritual por todas as regiões. Ele se tornou o primeiro grande rei reformador de Judá”, salienta o Comentário Bíblico Adventista.

Após revolucionar o mundo com o evangelho, Martinho Lutero argumentou: “Eu simplesmente ensinei, preguei, escrevi a Palavra de Deus; fora isso, eu não fiz nada... a Palavra fez tudo”. Portanto, reavivamento advêm do estudo da Palavra! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...