terça-feira, 24 de janeiro de 2023

TEMOR DO SENHOR

 TEMOR DO SENHOR

   Não tenham medo; Deus veio para provar vocês e para que o Seu temor esteja diante de vocês, a fim de que não pequem. Êxodo 20:20

   Muitas vezes a Bíblia narra o temor que sobrevém àqueles que se encontram com Deus ou com Seus mensageiros. Porém, quando são pessoas que servem a Deus, é dito: “Não tenham medo.” Foi isso o que aconteceu com Gideão. O relato bíblico diz: “Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, disse: ‘Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face.’ Mas o Senhor lhe disse: ‘Que a paz esteja com você! Não tenha medo! Você não morrerá!’” (Jz 6:22, 23). O idoso apóstolo João, após uma experiência semelhante em Patmos, escreveu: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi […] um semelhante a um filho de homem […]. Ao vê-Lo, caí aos Seus pés como morto. Porém Ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: ‘Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último’” (Ap 1:12, 13, 17).

   Muito diferente do medo de Deus é o que os escritores bíblicos chamam de “temor do Senhor”. No texto sagrado, o temor do Senhor é apresentado como algo positivo, benéfico e imprescindível para a formação de um caráter cristão. A mesma Escritura que nos livra do medo de Deus é a que nos capacita a entender o temor do Senhor. Essa é uma expressão que descreve a piedade dos justos (Jó 1:1; Gn 42:17-20). É considerada sinônimo tanto da verdadeira religião (Sl 34:11; Jr 2:19) quanto de conhecer a Deus (Pv 2:1, 5; 9:10). 

   O que ocorre quando abrigamos esse temor em nosso coração? Primeiramente há admiração por Sua grandeza, por Seu caráter, pelo que Ele é e pelo que tem feito (Sl 33:4-8). Depois, por causa disso, nós O reverenciamos (Hb 12:28) e O louvamos. Mas esse temor também nos impele a confiar Nele (Sl 115:11) e a obedecer com alegria aos Seus mandamentos (Sl 112:1). 
Assim, aquele que abriga o temor do Senhor estará livre do medo de Deus. 

   Você tem o temor do Senhor ou o medo de Deus? Examine Sua Palavra, conheça-O mais e mais, medite Nele, observe a beleza e variedade de Sua criação e permita que Ele o encante com Seus atributos e Suas obras. Que nosso bondoso Deus coloque o temor do Senhor em seu coração!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

24 de janeiro

•••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...