quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

2 Crônicas 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – 2 Crônicas 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 10 – Carecemos muito de sabedoria; entretanto, não temos inclinação pela sabedoria verdadeira. É bem mais atraente dedicar tempo e recursos para buscar sabedoria mundana do que buscar sabedoria divina.

II Crônicas 10 revela a desgraça da negligência à sabedoria verdadeira, quando se dá preferência pela sabedoria ilusória.

Todo empenho de Salomão para produzir um livro de sabedoria para o filho – Provérbios – não impressionou-o a apreciar a sabedoria elevada, nobre e divina; Roboão preferiu os conselhos insensatos e perversos de arrogantes jovens inexperientes.

O reino que seu avô Davi e seu pai Salomão construíram com muito esmero, foi dividido; Roboão ficou apenas com duas, das doze tribos. Lamentavelmente, as outras dez se separaram, seguindo a liderança de outra pessoa que nem era da linhagem que Deus cumpriria a promessa do Messias (II Crônicas 10:16-19).

II Crônicas 10 mostra as gigantescas consequências por desprezar a sabedoria verdadeira, quando preferimos a sabedoria que exalta o orgulho humano.

• É tolice optar pela sabedoria humana/mundana; pois ela induz o tolo a pensar ser sábio decidir imprudentemente e agir arrogante e egoisticamente.
• É tolice ter atitudes estúpidas, as quais põem tudo a perder, ainda que tenhamos recebido grandes bênçãos, de grandes heranças (II Crônicas 10:1-14).
• É tolice preferir a sabedoria que em vez de elevar, despreza os outros; que, em vez de edificar, destrói.

Além de conhecer o futuro, Deus conhece a tola natureza humana; portanto, não foi pego de surpresa (II Crônicas 10:15). Isso mostra o quanto é sábio dar ouvidos à sabedoria divina.

Você “quer ser considerado sábio? Quer ter reputação de quem entende? Esse é o caminho: Aprenda a viver! Escute a sabedoria! Viva com humildade!... Ambição de espírito não é sabedoria... Sempre que tentarem parecer melhores que os outros ou se aproveitar dos outros, tudo dará errado, e todos terminarão pulando na garganta do outro”.

“A verdadeira sabedoria, que vem de Deus, começa com uma vida santa e é vista no relacionamento com o próximo. É cheia de gentileza, bom senso, misericórdia e pra lá de abençoada... Essa sabedoria se confirma na vida comunitária...” (Tiago 3:13-18, A Mensagem).

A Bíblia ensina a sabedoria verdadeira; não é sábio desprezá-la como Roboão ignorou o livro de Provérbios! Reavivemo-nos no estudo da Palavra de sabedoria de Deus! – Heber Toth Armí.


#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...