terça-feira, 24 de janeiro de 2023

2 Crônicas 09 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 09 
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 9 – O sábio não fala tudo o que sabe; porém, sabe tudo o que fala. Por isso, não fala pelos “cotovelos”, nem profere palavras vazias, ou joga pérola aos porcos. O sábio sabe o quê falar, quando falar e a quem falar.

II Crônicas 9 informa sobre a riqueza e extensão do reino de Salomão e de sua sabedoria – um cumprimento das palavras proféticas proferidas a seu pai Davi, referentes ao reinado de seu filho (I Crônicas 17:10-14; 22:9-13; 28:6-7). Salomão concluiu sua participação na história terrestre com honra, satisfação, administrando um reino ideal com grande abastança; e, o mais importante, com reconhecimento mundial dentro do contexto da centralidade do templo.

II Crônicas demonstra que a pessoa real e verdadeiramente sábia não é aquela que se especializa nos conhecimentos aleatórios, mas aquela que teme sinceramente a Deus (Provérbios 1:7; 9:10; 15:33; Jó 28:28; Salmo 111:10). Aparte do temor a Deus, estudar e adquirir conhecimento implica meramente em exaustão e enfado (Eclesiastes 12:12-13). Certamente, “os livros escritos sobre qualquer outro assunto que não seja a sabedoria de Deus revelada servirão unicamente para disseminar a inutilidade do pensamento” humano, afirma John MacArthur.

Isso explica o destaque da sabedoria de Salomão sobre a sabedoria de outros indivíduos. II Crônicas 9 “é praticamente uma repetição do relato em 1Reis e é paralela ao encontro de Salomão com Hirão, rei de Tiro. Os dois monarcas gentios reagiram à sabedoria e riqueza de Salomão com palavras de louvor parecidas: ‘Bendito seja o Senhor, teu Deus’ (2Cr 9:5-8; veja 2Cr 2:12). Ambos viram o trono de Salomão como prova do grande amor de Deus por Israel (2Cr 9:8; veja 2Cr 2:11) e ambos lhe deram tributo (2Cr 9:9; veja 2Cr 2:13-16). A rainha de Sabá recebeu menção honrosa de Jesus (Mt 12:38-42; Lc 11:29-32)” analisa a Bíblia da Mulher.

Note que, ao Jesus citar a rainha pagã de Sabá, que locomoveu-se aproximadamente 2.300 km no passado, objetivava chamar a atenção daqueles que desprezavam a sabedoria que realmente vale a pena.

Como essa rainha, necessitamos apreciar mais a sabedoria que vem de Deus antes que aquela adquirida nas Universidades e livros humanos. Devemos buscar a verdadeira e pura sabedoria visando obter uma vida que vale a pena ser vivida!

...Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...