sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

A GRAÇA DE DEUS CAPACITA

 A GRAÇA DE DEUS CAPACITA

Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa. Tito 2:11, 12

Nos dias de Paulo, era comum, entre judeus e gentios, o uso de códigos morais que diziam o que fazer e o que não fazer. Consistiam em listas com os vícios a evitar e as virtudes a serem desenvolvidas. Essas listas eram usadas nas famílias para a educação dos filhos. Com base nesse costume, Paulo, em algumas de suas cartas, inclui um código cristão que mostra claramente o que o fiel deve fazer e o que não deve. Um exemplo é o texto bíblico acima. Nele é mencionado, primeiramente, que a graça educa o cristão a não compactuar com o mal, ou seja, a renegá-lo, a dizer “não” ao mal. O cristão deve renegar a impiedade, não permitindo ser guiado pelos falsos conceitos acerca de Deus. Deve também renegar as paixões ou desejos mundanos. Como seres humanos, temos um corpo com desejos normais que devem ser satisfeitos; porém, como pecadores, mesmo que tenhamos desejos fortes, as tentações não devem ser atendidas, mas mortificadas. Por isso, vamos dizer “sim” à fome, mas “não” à glutonaria; “sim” à sede, mas “não” à embriaguez; “sim” à intimidade com nosso cônjuge, mas “não” à imoralidade; “sim” ao descanso, mas “não” à preguiça. Embora vivamos neste mundo de pecado, o “presente século”, é possível não compactuar com o mal por causa da graça de Deus.

Essa mesma graça também nos educa a andar no caminho do bem em meio a uma sociedade ímpia. Por sua causa é possível viver de forma sensata, com domínio próprio, prudência e moderação, controlando as paixões e desejos; viver de forma justa em nossos relacionamentos, de tal maneira que sejamos dignos de confiança; e viver de forma piedosa, amando e reverenciando a Deus.

Além disso, enquanto as listas dos judeus e dos pagãos apenas mostravam como as pessoas deviam viver, a mensagem do evangelho oferece a graça divina, que capacita o cristão a obedecer. Portanto, por causa da graça, podemos contar com a mão ajudadora de Deus ao longo de toda a nossa vida para formar um caráter íntegro, por meio do qual rejeitamos o mal e nos apegamos ao bem.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

20 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-graca-de-deus-capacita/

https://youtu.be/nrxvYHtcyIQ

•••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...