sexta-feira, 18 de novembro de 2022

1 Reis 18 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 18
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I REIS 18 – Histórias dos reis na Bíblia estão interligadas com histórias dos profetas verdadeiros. E, a história dos servos de Deus muitas vezes é marcada por perseguição e morte.

Há polarização entre a verdadeira e a falsa religião em toda história humana. Por conseguinte, enfrentar dificuldades quase sempre caracteriza aos fieis servos de Deus neste mundo tenebroso.

O contexto deste texto mostra o tremendo avanço da religião de Jezabel no reino de Israel. “Trazendo de sua pátria centenas de oficiantes de Baal e Astarote, introduzindo os ritos do sistema do culto cananita e perseguindo e matando os adoradores de Yahweh, Jezabel provocou uma crise religiosa de primeira magnitude (I Reis 18:4, 19)”, conforme atesta Siegfried Horn.

Nesses dias, ídolos foram tratados como se fossem verdadeiros deuses; e, o verdadeiro Deus foi ignorado. Contudo, o povo vivia um sincretismo religioso, adorava o verdadeiro Deus juntamente com os falsos.

Em situações tão extremadas como estas, é possível perceber três grupos de pessoas:

• Os fiéis, tementes a Deus e perseverantes como Elias, os 100 profetas escondidos e Obadias: Tais pessoas são usadas por Deus em diferentes posições sociais para cumprir Seus propósitos. Deus sempre preserva remanescentes em meio a uma sociedade perversa; alguns até em posição elevada, frente a ameaças e riscos. Deus sempre teve servos em lugares específicos para auxiliar ao Seu povo em momentos difíceis (I Reis 18:1-16).

• Os rebeldes, opositores dos servos de Deus e perversos como Acabe, Jezabel e os líderes espirituais da religião falsa: Estes propagam o erro, atacam a verdade e perseguem friamente aos representantes da verdade de Deus. Matam profetas e forçam um ecumenismo religioso em torno da falsa espiritualidade (I Reis 16:29-34; 18:10, 13-14, 17-18).

• Os frouxos, mornos e indecisos representados pelo povo comum: Tal grupo não toma decisão radical, adere ao que é conveniente; adapta-se facilmente a movimentos religiosos, independente se é falso ou verdadeiro. Estes precisam ser confrontados em sua letargia (I Reis 18:19-46).

Estes três perfis de pessoas estavam presentes no nascimento de Jesus, representado pelos diligentes magos, pelo perverso Herodes e pelo povo indeciso (Mateus 2:1-18); também estão presentes em nossos dias, conforme Apocalipse 3:15-16.

• Os quentes.
• Os frios.
• Os mornos.

Avalie-se: Como você está? Como Deus quer que você esteja? Reflita e reaviva-te! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...