quinta-feira, 17 de novembro de 2022

1 Reis 17 Comentario

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 17
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I REIS 17 – Sucesso e prosperidade seculares desprovidos de busca espiritual correta não têm valor para Deus.

• De que valem tantos lucros até ganhar o mundo inteiro se a vida eterna for perdida?

Tanto Onri como Acabe foram importantes e bem-sucedidos monarcas israelitas, da perspectiva política secular – o que para Deus não é o mais importante. Na prática do mal, o filho superou ao pai; contudo, não pelas próprias habilidades, foi pela maligna influência coerciva de sua esposa.

Jezabel determinou-se impor sua fé pagã em Israel. A filosofia de sua religião consistia em colocar os deuses em ação promovendo adoração com práticas sexuais com prostitutos e prostitutas cultuais.

Para conseguir seus pervertidos objetivos espirituais, Jezabel trouxera de sua pátria centenas de líderes servidores de Baal e Astarote. Consequentemente, o declínio da verdadeira espiritualidade foi evidente.

Por conta disso, um profeta pôs-se ousadamente diante do rei no palácio, apregoou mensagem com base em Deuteronômio 11:16-17; 28:23-24 e Levítico 26:19, de que não mais haveria chuva até segunda ordem, e saiu deixando o rei sem reação!

Deus guiou Elias para refugiar-se da espada de Acabe e Jezabel no ribeiro de Querite, onde seria alimentado sobrenaturalmente com carne por corvos, e teria água do riacho até que secasse.

• Diante da seca e da morte, Deus estava disposto a mostrar Quem Ele é frente a inutilidade de Baal e Astarote, deuses da chuva, da vida, da fertilidade, da vegetação.

Ironicamente, uma pobre viúva da cidade natal de Jezabel e seus deuses fora favorecida pelo verdadeiro Deus. Baal não podia resolver o problema da fome e falta de chuva da rainha Jezabel, mas o Deus de Israel podia alimentar a viúva de Sarepta (I Reis 18:8-16), como sustentara seu profeta no ribeiro de Querite (I Reis 17:2-6). Deus também podia vencer a morte mesmo em território de falsos deuses (I Reis 17:17-24).

• Esse relato mostra que Deus não precisa de pessoas ricas e cultas para uma missão especial, mas de gente humilde e cheia de fé. Confiar nEle vale muito mais que confiar nas riquezas.

• Crises são grandes oportunidades para Deus demonstrar Sua singularidade. Os beneficiários de Sua benevolência são aqueles que dEle dependem piamente.

Devemos permitir que Deus desperte nossa fé estudando Suas atuações em crises antigas! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...