quarta-feira, 16 de novembro de 2022

1 Reis 16 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 16
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 16 – A espiritualidade, quando não estiver fundamentada na Bíblia, em vez de decolar, ela declina!

O capítulo em pauta continua falando do amaldiçoado Baasa, e apresenta a sequência de reis de Israel: O beberrão Elá; Zinri, que foi queimado vivo; o sectário Tibni; o ousado, enérgico e impiedoso Onri; e, o pior de todos, o ímpio Acabe – casado com a terrível rainha pagã, Jezabel.

Como indivíduo muito competente em sua função de monarca, Onri estabilizou o lado norte de Israel que enfrentava constantes conflitos. Uma de suas estratégias foi casar seu filho Acabe com Jezabel, uma estrangeira de Tiro; e, sua filha Atalia casou-se com Jeorão, de Judá; assim, criou duas importantes alianças internacionais.

Onri recuperou territórios perdidos para a Síria, conquistou Moabe e comprou Samaria; porém, o sucesso da perspectiva divina é diferente do ponto de vista humano. A avaliação de Deus classifica Onri como mau, pior que seus antecessores (I Reis 16:21-28).

O auge da perversidade real em Israel aconteceu no reinado de seu filho, Acabe. Ao casar-se com uma pagã de grande influência, foi implantado em Israel a devoção a Baal, Melcarte e Aserá. Acabe aderiu às táticas de Jezabel de eliminar o Deus de Israel da mente e do coração dos israelitas (I Reis 16:29-33).

Deus Se entristece quando concede poder a alguém para fazer Sua vontade, mas esse alguém opta por fazer o mal, andar contrário à Sua vontade, e ainda induzir pessoas a distanciar-se da verdadeira religião (I Reis 16:2-3, 13, 18-19, 26).

O clímax da irritação de Deus aconteceu no período do reinado de Acabe (I Reis 16:33). Além de tantos pecados que O irritaram, em seus dias, Jericó foi reedificada, sob a maldição da profecia de Josué (Josué 6:26; I Reis 16:34):

• Quando Hiel lançou seu fundamento, Abirão, seu filho mais velho morreu, conforme a profecia!
• Quando persistiu e levantou as portas, Segube, morreu seu filho mais novo, conforme a profecia!

Outra profecia cumprida foi a de Jeú contra o bêbado e idólatra Baasa (I Reis 16:3-4, 9-12). Isso mostra que não é sábio irritar a Deus com nossa devassidão e perversão!

Pecados são venenos para a família, para a sociedade, para a política e para a religião. Fujamos deles! Reavivemo-nos consagrando-nos a Deus! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...