segunda-feira, 25 de julho de 2022

Josué 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Josué 6

Comentário Pr Heber Toth Armí

JOSUÉ 6 – Deus age misteriosamente. É impossível à ciência humana entender Suas ações sobrenaturais. Nem a lógica ou qualquer intelecto humano conseguirá sanar todas as perguntas e resolver todas as curiosidades que surgem das miraculosas ações do Deus Todo-poderoso.

Marchas silenciosas por seis dias. Gritos e toque de trombetas no sétimo dia. Como resultado dessa estratégia militar orientada por Deus, a cidade completamente fechada e fortificada teve seus muros ruindo sem nenhuma explicação no campo da razão humana. 

A única explicação é que “o Senhor organizou o Seu exército em torno da cidade condenada. Nenhuma mão devia se erguer contra ela; os exércitos do Céu derrubariam seus muros, a fim de que somente o nome de Deus tivesse a glória. Esta era aquela orgulhosa cidade cujos poderosos muros haviam incutido terror nos espias incrédulos. Entretanto, na tomada de Jericó, Deus declarou aos hebreus que seus pais poderiam ter possuído a cidade quarenta anos antes, se tivessem confiando nEle” (CBASD v.2, p.1098).

“Há mistérios profundos na Palavra de Deus, há mistérios em Suas providências e há mistérios no plano da salvação que o ser humano não pode desvendar. Contudo, a mente finita, que tem forte desejo de satisfazer a curiosidade e resolver os problemas do infinito, negligencia seguir o simples caminho indicado pela vontade de Deus e tenta sondar os segredos ocultos desde a fundação do mundo. O ser humano constrói suas teorias, perde a simplicidade da verdadeira fé, torna-se demasiado arrogante para crer nas declarações do Senhor e se enclausura em suas próprias vaidades. Muitos que professam serem filhos de Deus estão nessa posição. São fracos porque confiam em sua própria força. Deus opera poderosamente em favor de um povo fiel, que obedece à Sua Palavra sem questionar ou duvidar” (Idem, 1097).

A incredulidade atrasa os planos divinos em nossa vida, como aconteceu aos israelitas; entretanto, a fé salva nossa família frente aos juízos de Deus sobre uma sociedade imoral, como no caso de Raabe (Hebreus 11:31). Mesmo cidades condenadas podem ter pessoas a serem salvas (Josué 6:17-25).

A maldição pronunciada por Josué (Josué 6:26) sobre a incrédula e imoral Jericó atingiu Hiel, ao perder dois filhos por reconstruírem a cidade (1 Reis 16:34).

Josué 6 incentiva-nos a confiar na Palavra de Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...