segunda-feira, 13 de junho de 2022

Números 34 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Números 34

Comentário Pr Heber Toth Armí

NÚMEROS 34 – As Escrituras foram escritas por homens, por ordem de Deus (Números 33:2); O qual trabalha com Seu povo através de Seus líderes e seus escritos; portanto, as informações contidas nas páginas do Pentateuco são “os mandamentos e as ordenanças que o Senhor deu... por intermédio de Moisés...” (Números 36:13).

O livro de Números trata vastamente sobre liderança. Ainda que muitos possam ter aversão à hierarquia, líderes são fundamentais nos planos de Deus. 

Deus tem critérios na escolha de Seus líderes; por exemplo, “o Senhor disse a Moisés: ‘Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito... Faça-o apresentar ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça” (Números 27:18-20). Outro exemplo é o sacerdote Eleazar, o qual Josué devia procurá-lo para receber “diretrizes ao consultar o Urim, perante o Senhor” (Números 27:21). É digno de nota, também, o líder Calebe, identificado por Deus como Seu servo – devido a ter outro espírito e Lhe seguir com integridade (Números 14:24).

Em Números 34:16-19, sob a liderança de Moisés, os líderes Eleazar e Josué designariam “um líder de cada tribo para ajudar a distribuir a terra”. Note que Calebe encabeça a lista – responsável pela tribo de Judá, de onde viria o Messias (Números 34:19). Após Calebe, estão “os homens a quem o Senhor ordenou que distribuíssem a herança aos israelitas na terra de Canaã” (Números 34:29), dentro do perímetro e da forma divinamente orientados (Números 34:1-15).

John Stott observa que “há uma séria escassez de líderes no mundo contemporâneo”. Predominam líderes como Balaão e Balaque: Que desejam a ruína do povo de Deus (Números 22:1-25:18). Ou líderes como Corá, Datã e Abirão que se opõem aos líderes chamados por Deus (Números 16:1-17:13). Abundam líderes como os dez espias que inspiraram os liderados a desejarem “um chefe” para voltarem “para o Egito!” (Números 13:1-14:4) e pretenderem extinguir líderes espirituais sérios (Números 14:10).

Infelizmente, nos últimos dias, a maioria prefere líderes “hipócritas e mentirosos” pelo fato de não suportarem a sã doutrina “juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos” (1 Timóteo 4:2; 2 Timóteo 4:3). Aprendamos as lições sobre liderança em Números! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...