sexta-feira, 3 de abril de 2020

INSTRUÇÕES DE GUERRA

MEDITAÇÃO DIÁRIA
 03 de abril

INSTRUÇÕES DE GUERRA

Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu o farás herdá-la. Deuteronômio 31:7

Às vezes fico pensando na intensidade da emoção vivida por Moisés e Josué diante dos eventos retratados no verso de hoje. Não se tratava de uma transferência de Moisés para outro cargo nem de sua aposentadoria. Moisés sabia que ia morrer. Morto o valoroso líder, o novo tomou posse. O Senhor então deu a ele as instruções de guerra que se aplicam para cada filho Seu, de todas as épocas e para qualquer desafio. São elas:

(1) Ouvir Deus (Js 1:1). O ato de falar pressupõe que alguém deve ouvir. Obviamente, Josué fez isso enquanto o Senhor falava. Podemos e devemos orar, abrir o coração diante de Deus. Na mesma medida, devemos estar prontos a ouvir Sua voz. Ele tem meios de nos dizer o que fazer.

(2) Seguir as instruções divinas (Js 1:2). “Passa este Jordão.” Avance! Há uma terra a ser conquistada. Seguindo as instruções de Deus, prossigamos, e o que Ele estabeleceu para nós será alcançado.

(3) Concentrar-se na vitória (Js 1:3, 5). Todo lugar que você pisar será seu. Nem homens nem demônios terão poder sobre nós, sempre que nossos planos e sonhos estiverem em harmonia com os do Senhor.

(4) Não desanimar (Js 1:6, 7, 9). Coragem! Deus está com você em toda e qualquer situação. Não temos que vacilar diante de coisa alguma.

(5) Consagrar-se a cada dia (Js 3:5). Nossa segurança está em andar conforme as instruções da Palavra de Deus. Ela nos garante que o Senhor é fiel no cumprimento de Suas promessas; mas, antes de tudo, precisamos nos consagrar a Ele.

(6) Investir alto. “Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel” (Js 3:7). O Senhor diz a cada um de nós: Entregue-se a Mim! Confie em Mim! Arrisque-se Comigo e por Mim, e não tenha medo de sonhar alto. Tenho muito para você!

(7) Celebrar as bênçãos (Js 3:4-6, 22-24). Nenhuma conquista deveria ser atribuída à capacidade de Josué nem à destreza de seus auxiliares. Deus é sempre o grande conquistador dos negócios da igreja e de cada cristão. O que as gerações futuras deverão saber, e algo que nós devemos evitar que nossas conquistas ofusquem, é simples: Deus é tudo; sem Ele, nada somos.

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...