quinta-feira, 2 de abril de 2020

Restabelece-nos

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 60
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Há provações que os servos de Deus passam que os deixam desanimados e angustiados. Há dores e aflições que parecem fazer mais mal do que bem – assim como um filho está sendo disciplinado pelo pai e não entende naquele momento.

Se em tua vida existe lamentação, não sentes Deus agir diretamente… se em tua igreja a situação está complicada, as pessoas estão espalhando-se… parece que Deus ausentando-Se… Atenção: Está na hora de substituir a negligência à oração pela insistência nela.

O desafio de empreender uma guerra para estabelecer domínio político visando defender o estado de Israel era grande na Mesopotâmia. Para piorar a situação bélica em que Davi se encontrava, edomitas atacaram Israel vendo seu exército exausto de tanto guerrear (II Samuel 8; I Crônicas 18). Nessa situação Davi escreveu o Salmo em questão; no qual meditemos:

1. Precisamos, como Davi, mesmo em face às intensas provas da vida secular, confiar plenamente em Deus, até mesmo ou principalmente em épocas de grandes ameaças e conflitos devastadores.

2. Precisamos, como Davi, fazer uma auto avaliação, uma profunda e sincera reflexão, a fim de reorientar nosso angustiado coração quando em estado de terrível aflição:

a) “Tu nos rejeitaste” (vs. 1, 10);
b) “Tu nos espalhaste” (v. 1);
c) “Tu Te indignaste” (v. 1);
d) “Abalaste a terra, fendeste-a” (v. 2);
e) “Fizeste o Teu povo experimentar reveses” (v. 3);
f) “Nos deste a beber o vinho que atordoa” (v. 3);
g) “Tu não sais, ó Deus, com os nossos exércitos” (v. 10).

3. A ausência de Deus em nossa vida pode ser várias coisas que leva-nos à independência dEle e, consequente afastamo-nos dEle. A oração é um meio de reconciliação e aproximação do Deus que quer sempre nosso bem.

• Não é bom afastar-se de Deus e viver distante de Sua gloriosa presença!

4. Oração que aproxima de Deus o coração aflito certamente desejará restauração da situação difícil:

a) “Ó Deus… restabelece-nos” (v. 1).
b) “Repara as brechas da terra, pois ela ameaça ruir” (v. 2);
c) “Salva com Tua destra e responde-nos” (v. 5);
d) “Presta-nos auxílio na angústia” (v. 11).

Após restabelecer a comunhão com Deus, qualquer pessoa pode declarar as verdades dos versículos 4, 11-12. Releia-os! Então, reavivemo-nos: “Em Deus faremos proezas!” – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...