Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Por que ... Gn 3 - ComPr Heber Toth Armí

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 3 ( leia em sua Bíblia)
Por que ...
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

 Uma das perguntas que mais é elevada aos Céus talvez seja: “Por que sofremos?”

Se Deus planejou e fez tudo perfeito, se Ele declarou que tudo era muito bom, se Ele criou o ser humano a Sua imagem e semelhança, se instituiu o sábado e o casamento para alegria e benefício dos humanos, se o ambiente do Jardim do Éden era perfeito, e se o próprio Criador além de orientar sobre o perigo existente vinha todas as tardes para estar na companhia de nossos primeiros pais, por que sofremos?

Israel era escravo no Egito, maltratado, desprezado e humilhado pelos egípcios quando Moisés chegou do deserto para explicar-lhes muitas coisas e dar-lhes esperança. O povo de Deus era afligido com cargas impostas com tirania cruel; se isso ainda não bastasse, os egípcios também lhe amargou a vida com dura escravidão a tal ponto do clamor e gemido pelo sofrimento por causa de seus exatores chegarem até aos céus (ver Êxodo 1:11-16; 2:23; 3:7-9).

Por que...

...sofremos?
...existe gente cruel? 
...o mal existe? 

O terceiro capítulo de Gênesis é essencial na compreensão destas questões. Sem ele, muitas perguntas não teriam respostas verdadeiras. Embora Deus tenha feito tudo para alegria e felicidade de Suas criaturas, um ser encarnou a serpente e estragou o que era muito bom. Apocalipse 12:7-9 revela-nos que Satanás agiu por trás desse “animal falante”.

Observe este esboço de autoria de Álvaro César Pestana:

1. A tentação e o pecado (vs. 1-6);
2. Os resultados do pecado (vs. 7-24);
3. A primeira mensagem de salvação (vs. 9, 15). 

O diabo fez estrago; mas, e Deus, não fez nada? Reflita mais detidamente: Deus avisou do perigo emboscado mesmo num lugar perfeito e apresentou a sentença da desobediência (Gênesis 2:16-17). Deus poderia ter dito “Eu avisei”, após Adão e Eva pecarem. E assim, também poderia ter dado a sentença indicada e levado os transgressores à condenação imediata; porém, 

- Prometeu enviar um libertador para resolver o problema causado pelos pecadores (Gênesis 3:15);
- Matou um cordeiro, fez roupas de peles e vestiu aos despidos e envergonhados transgressores (v. 21);
- Fez perguntas ao casal e deu a sentença a Satanás (vs. 14-15). 

Além destes, há muitos atos da graça divina neste capítulo. Portanto, reavivemo-nos apesar do sofrimento! – Heber Toth Armí. #rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis