quinta-feira, 26 de maio de 2016

2 Reis 8 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

2 Reis 8
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Neste mundo deplorável Deus é um grande missionário. Ainda que Suas agências missionárias aqui neste planeta se tornem favoráveis ao pecado e se oponham aos Seus princípios, Deus faz Suas investidas para salvar a humanidade.

Leia o capítulo em questão e depois observe com atenção e oração aos sete itens deste capítulo esboçado no Comentário Bíblico Adventista:

• A sunamita deixa seu país por sete anos para evitar a fome prevista. O milagre de Eliseu a beneficia, e sua terra é restaurada pelo rei (vs. 1-6);
• Hazael, enviado com um presente de Ben-Hadade a Eliseu em Damasco, depois de ter ouvido a profecia, mata seu mestre e o sucede (vs. 7-15);
• O ímpio reinado de Jorão em Judá (vs. 16-19);
• A revolta de Edom e Libna (vs. 20-22);
• Acazias sucede a Jeorão (vs. 23-24);
• O ímpio reinado de Acazias (vs. 25-27);
• Ele visita o ferido Jeorão em Jezreel (vs. 28-29).

A monarquia, a imoralidade e a idolatria das nações impactaram a vida do povo de Deus quando o contrário deveria ter acontecido. É para impedir problemas maiores que afetassem o mundo inteiro que Deus levantou profetas como Elias e Eliseu.

Volte seus olhos para II Reis 5. Naamã saqueou Israel e levou para sua casa uma menina para ser escrava de sua esposa. Com seu comportamento, essa menina impactou ao casal que a tinha como sua propriedade. O comandante leproso foi até Eliseu e foi restaurado e convertido.

Naamã voltou curado para a Síria. Sua posição era importante. Ele era um homem respeitado.

• Pergunto: Ele recompensou a menina que foi uma bênção em sua vida? A menina foi recompensada por Deus por seu testemunho? Naamã permaneceu fiel a Deus? – São indagações interessantes!

O que sabemos exatamente é que a Síria foi impactada pelo Deus verdadeiro. Hazael, um não-judeu, deveria ser ungido por Deus para reinar na Síria. Provavelmente Elias incumbiu Eliseu dessa unção (I Reis 19:15). Antes disso, Ben-Hadade, rei antes de Hazael, consultou a Eliseu por resposta de Deus!

“Se houvesse mais pessoas como Eliseu, haveria mais reis como Ben-Hadade, testificando da grandeza de Deus. Se houvesse mais fé e obediência em Israel, haveria mais fé e esperança no mundo” (Idem). E, se hoje houvesse mais fé e obediência em nós? /Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico




Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...