quinta-feira, 26 de maio de 2016

2 Reis 7 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Comentários  2 Reis 7
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A vontade do pecador isolado da graça divina não é suficiente se a misericórdia divina não estiver atuando; por outro lado, ainda que a misericórdia, a graça, a bondade e o amor de Deus sejam infinitos, imensuráveis e sobrenaturais sem a reação humana de nada adiantará.

Qual a situação do povo de Deus no capítulo em questão?

O povo de Deus nunca foi perfeito no sentido pleno da palavra. Falhas, pecados, erros, imoralidades, perversidades, politicagens, etc. sempre existiram. Jorão era um rei incompetente espiritualmente. Consequentemente, revelou sua incapacidade de resolver os problemas do cerco realizado pela Síria; então, rasgou suas vestes reais em sinal de tristeza ao ver o canibalismo descarado entre as mulheres do povo de Deus.

Presos dentro da própria cidade. Regidos pela fome extrema. Assolados pelo exército siro – aliás, por permissão divina devido à indiferença religiosa. Disciplinados graciosamente pelo Deus amoroso. Contudo, não houve reavivamento nem sinal de reforma espiritual nos israelitas.

O que se nota nos 20 versículos deste capítulo?

• Uma profecia divina totalmente positiva, motivadora e esperançosa para o dia seguinte (v. 1);
• Uma dúvida declarada da parte do capitão que era o braço direito do rei do povo de Deus (v. 2);
• A reação positiva de quatro leprosos desesperados diante da situação aflitiva em que se encontravam (vs. 3-5);
• A ação positiva de Deus para ajudar os leprosos e Israel, além de provar que Suas predições por meio de Seus profetas são infalíveis, verdadeiras e literais quando positiva (vs. 3-16) ou quando negativa (vs. 17-20).

Observe que o rei e o povo estavam mais preocupados com comida e bebida diante da crise em que estavam do que em buscar (ou agradecer) a Deus que tem saídas incríveis para todo problema.

Observe também que Deus espantou os inimigos com barulhos (nada mais) fazendo-os fugir desesperadamente. O que Deus não pode fazer se apenas com o som de Sua voz Ele criou o mundo e assustou um exército?

Deus age em prol de pessoas que não reagem a Suas investidas. Deus reage positivamente quando a reação de Seu povo é negativa. É triste... nem com tanto amor, bondade e graça as pessoas reconhecem a Deus.

Pergunto: Por que parece tão difícil reagir positivamente a esse Deus? Escreva... /Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...