quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Zacarias 9 Comentários

 Zacarias 9

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Alegria é o resultado daqueles que creem na profecia. Segurança existe na alma daqueles que põem em Deus Sua confiança. Certeza tem aquele que contempla a beleza profética.

1. A aplicação primária desta revelação é advertência explícita a todos os opositores e opressores do antigo Israel: Serão derrotados pelo soberano dono de toda a Terra (vs. 1-8). Flávio Josefo informa que ao Alexandre, o Grande, destruir os povos e cidades em volta de Israel, o Templo e a cidade de Jerusalém foram preservados. Contudo, tal profecia terá supremo cumprimento no segundo e no terceiro adventos de Cristo a este planeta: Os remidos serão protegidos quando os ímpios forem destruídos.

2. A vitória divina é garantida com humildade e simplicidade trazendo felicidade aos que dependeram de Cristo com sinceridade (vs. 9-10). Montando num jumentinho, mansamente, mas triunfante, o Messias com humildade vencerá a maldade trazendo liberdade aos escravos do pecado. “Paz resultará do governo [do Messias, (v. 10)], pois Ele terá como objetivo ‘o estabelecimento da ordem moral e da justiça social’ no poder do Espírito Santo” (Paul R. House).

3. Os que rejeitarem ao Rei da Paz experimentarão as consequências de seus pecados acariciados no segundo e terceiro adventos de Cristo; os que O receberam serão protegidos (vs. 10-17). Nesse evento universal Jesus acabará com a guerra e trará paz. Seu reino de glória será estabelecido. Seu povo triunfará. Cristo o salvará. O remanescente fiel é o povo que será recompensado.

Após a entrada triunfal de Cristo sobre um jumentinho em Jerusalém, Ele afirmou aos líderes religiosos que não O reconheceram cumprindo as profecias: “Da próxima vez que me virem vocês irão dizer: ‘Oh! Ele é um bendito do Senhor e está vindo para instituir o governo de Deus” (Mateus 23:39, AM).

A profecia é positiva, visa encher o coração dos ouvintes de alegria: “Grite e aplauda, Filha de Sião! Faça um estardalhaço, Filha de Jerusalém! O Seu rei está a caminho: um rei bom que faz tudo de forma correta, um rei humilde montado num jumentinho, cria de um animal de carga [...] Ele vai oferecer paz às nações, um governo pacífico em toda a terra, dos quatro ventos aos sete mares”.

Os políticos e governadores corruptos não mais existirão. Aleluia! Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...