quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

*Maravilhoso Jesus- Deuteronômio 18:15




Moisés e o Cordeiro

O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás. Deuteronômio 18:15

Quando Jesus fez a famosa pergunta aos seus discípulos em Cesaréia de Filipe, “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mateus 16:13), eles deram uma variedade de respostas. João Batista, Jeremias ou um dos profetas – estas eram algumas especulações que estavam circulando a respeito de Jesus. Aparentemente ninguém sugeriu o personagem do Antigo Testamento mais semelhante a Jesus – Moisés.

Cristo é o grande líder do povo de Deus, proeminentemente revelado no Novo Testamento, mas na verdade tem sido o comandante do povo de Deus de todas as eras. Mas Moisés, o destacado líder do Antigo Testamento, foi uma notável antecipação de Cristo.

Moisés e Jesus foram ameaçados após o nascimento por um rei ímpio. Ambos viveram por um tempo no Egito. Ambos confrontaram a hierarquia política e religiosa dos seus dias. Ambos lideraram movimentos de Êxodo – Moisés conduziu Israel na travessia do Mar Vermelho, pelo deserto do Sinai e o levou até a fronteira da terra prometida; Cristo libertou um povo da opressão do pecado e da doença. Ambos deram destaque aos Dez Mandamentos – Moisés como aquele que recebeu as tábuas de pedra no monte Sinai, e Cristo como o Legislador que exemplificou o significado do Decálogo por preceito e exemplo durante a sua vida terrestre.

Ambos estiveram envolvidos com o santuário e seus serviços – Moisés como a pessoa que recebeu as instruções para o santuário do deserto e os rituais de sacrifícios, e Cristo como sumo sacerdote e sacrifício no “verdadeiro santuário” que está nos céus (Hebreus 8:1, 2).

Moisés foi um homem manso e humilde “mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3). Jesus também o foi: Ele esvaziou-se para viver entre nós, submetendo-se a zombaria, escárnio e uma coroa de espinhos.

Moisés suportou um povo teimoso, lento para aprender e rápido para reclamar.

Jesus também fez o mesmo: Ele trabalhou em favor dos seus “pequeninos”, a despeito de suas rivalidades, ambições, mesquinhez e dureza de coração.
Assim como Cristo ressuscitou, Moisés foi ressuscitado. Ele participou da vitória adquirida pelo Senhor Jesus a favor de cada um de nós. Não é de admirar que os remidos cantarão no céu “o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro” (Apocalipse 15:3).

☆☆☆

ORAÇÃO
Senhor, hoje quero agradecer por aquelas pessoas que foram uma influência positiva em minha vida. Também quero deixar um legado de dedicação e serviço. Ajuda-me a ser como Moisés e Jesus. Amém.

Autor: William G. Johnsson

Um comentário:

Unknown disse...

Amém. Ajuda-me a ser como Moisés Jesus e ...Eliana. Depois de Jesus você é meu maior exemplo. Glórias a Deus por sua vida! Conte sempre com minhas orações. Que Ele te dê forças para continuar aos seus Pés.

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...