sábado, 26 de outubro de 2024

João 20 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 20
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 20 – A leitura sequencial do evangelho de João leva-nos ao clímax de sua revelação ao tratar da gloriosa ressurreição de Cristo. Para esse apóstolo, a ressurreição de Jesus não é meramente um evento histórico; é a vitória definitiva sobre a morte, oferecendo esperança de vida eterna para todos os que nEle creem.

Ao refletir em João 20, é fato conclusivo que o túmulo vazio não é apenas prova da ressurreição; na verdade, é um símbolo da promessa de que em Cristo o impossível torna-se possível (vs. 1-23). Diante disso, a dúvida de Tomé evidencia que mesmo a incredulidade se curva diante da realidade indiscutível da ressurreição (vs. 24-29).

A ressurreição de Jesus transformou o medo dos discípulos em coragem e sua incerteza em convicção; de igual forma, o mesmo poder pode transformar nossa vida hoje. Além disso, o Jesus ressuscitado que disse “Paz seja convosco” no passado, oferece paz que ultrapassa as circunstâncias – paz garantida pela vitória sobre a morte.

João 20:30-31 formam uma conclusão literária do evangelho, resumindo o propósito pelo qual fora escrito. Após marcar os eventos da ressurreição e as aparições de Jesus, João esclarece que a seleção de sinais e milagres não é exaustiva, mas foi organizada com o objetivo de gerar fé em Jesus como o Messias (Cristo) e o Filho de Deus, a fim de que seus leitores creiam para terem vida eterna.

Muitos milagres de Jesus não foram registrados, isso complementa João 21:25, que afirma que o mundo não poderia conter os livros necessários para registrar todas as obras de Jesus. Todavia, João escolhe alguns “sinais” como meios de evidenciar Quem É Jesus.

O objetivo principal de João é gerar fé que resulte em vida eterna. O conceito de “vida” permeia todo o evangelho de João (1:4; 10:10, etc.). A ideia de vida em Seu nome ressoa em Atos 4:12, onde Pedro afirma não existir salvação em nenhum outro nome. Jesus é a única solução para a humanidade!

Assim como a pedra foi removida do túmulo, a ressurreição de Jesus remove o peso da culpa e do pecado abrindo, assim, caminho para uma nova vida. Pois, se a morte não pode deter Jesus, nada pode impedir o poder transformador da Sua ressurreição em nossa vida. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Um cão de papelão

Devocional Diário - Vislumbres da Eternidade 15 de novembro Um cão de papelão Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para test...