segunda-feira, 1 de julho de 2024

Miqueias 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Miqueias 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MIQUEIAS 7 – O livro de Miqueias se destaca como uma poderosa exortação quanto às distorções da religião, combatendo o legalismo, o perfeccionismo moral e o formalismo religioso que permeava a sociedade eclesiástica do profeta e ainda afeta a igreja em nossa época (Miqueias 6:6-7; Romanos 3:9-20).

Através de suas profecias contundentes, Miqueias expõe a hipocrisia dos líderes religiosos falsos (Miqueias 3:11) e convida o povo a retornar à verdadeira adoração, fundamentada na justiça social, na misericórdia e no amor restaurador de Deus (Miqueias 6:8). Miqueias foca na atitude do coração e no relacionamento com Deus, em vez de um comportamento impecável segundo o padrão legalista e perfeccionista. Consequentemente, o clímax do livro exalta com louvor a graça e a misericórdia de Deus como fundamentais na vida do crente (Miqueias 7:18-20).

Precisamos desenvolver um caráter semelhante ao de Deus: Misericordioso e perdoador. Sua descrição sobre Seu povo é assustadora. A tenebrosa corrupção permeava a sociedade e até mesmo a liderança, não havia confiança nenhuma entre as pessoas e inclusive os melhores amigos tornavam-se acirrados inimigos (Miqueias 7:1-6); contudo, Ele prefere mostrar misericórdia e perdoar, em vez de preservar Sua ira!

A atitude de Miqueias ilustra a mais nobre reação diante te uma situação deplorável, deprimente (Miqueias 6:7). Miqueias escolhe confiar em Deus diante da apostasia generalizada. Ele O busca como fonte de sua salvação e esperança. Ele está ciente que o próprio Deus ministra sobre Seu povo e, que Seu propósito no julgamento é a redenção e a restauração (Miqueias 7:8-13).

• O prazer divino está na misericórdia, não na ira contra o pecador (Miqueias 7:18).

• É Seu perdão, não Seu poder (soberania), no livro de Miqueias, que demonstra que Deus é incomparável a quaisquer deuses ou qualquer indivíduo.

• A restauração prometida baseia-se na fidelidade de Deus, resultante da aceitação de Seu perdão e amor transformador.

A religião verdadeira é mais do que observância externa e cumprimento de regras, contudo, a verdadeira adoração e vida religiosa devem refletir um coração transformado, comprometido com os princípios de justiça, compaixão e humildade.

Assim, a mensagem profética de Miqueias é um chamado a viver sem uma fé sincrética, mas genuína – expressa em ações justas, resultante de um relacionamento sincero com Deus, ao invés de meramente cumprir rituais externos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Imitando a igreja primitiva

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imitando-a-igreja-primitiva/ Imitando a igreja ...