sábado, 29 de junho de 2024

Risoterapia

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
29 de junho

Risoterapia

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Provérbios 17:22

Você é otimista ou pessimista? Está mais que comprovado que o espírito triste enfraquece o sistema imunológico, o que pode resultar em várias doenças. Por outro lado, uma atitude positiva é extremamente benéfica. Gargalhar é um excelente exercício aeróbico, sabia? Rir ajuda a melhorar o humor, a liberar o estresse e a ansiedade. Uma boa sessão de risos é uma das melhores terapias, pois faz com que os níveis de cortisol diminuam. Além disso, o riso aumenta a produção de endorfina e dopamina, que produzem estados de felicidade. E, como se isso não bastasse, melhora a oxigenação do cérebro, o que aumenta a criatividade e a autoestima.

Uma atitude positiva acompanhada de muitos sorrisos, risadas frequentes e até algumas gargalhadas é capaz de melhorar suas relações interpessoais. As pessoas alegres atraem outras pessoas, pois as beneficiam. As pessoas tristes e negativas imprimem uma marca oposta nos demais e não são uma companhia tão apreciável. Ter um coração alegre é sinônimo de uma atmosfera saudável e muitos amigos.

Apresentamos alguns conselhos para você rir mais e melhor:

1. Não se leve demasiadamente a sério. Rir de si mesmo é uma demonstração de inteligência e de uma boa percepção da realidade. Isso significa que somos capazes de superar nossos rótulos pessoais e de ter pensamentos alternativos.

2. Procure encontrar o ponto engraçado. Quando uma situação fica muito tensa, use o bom humor. Dessa forma, a ansiedade diminui, e você pode se concentrar no assunto de maneira mais relaxada e saudável. Evite dramatizar exageradamente algumas situações; isso permitirá que você seja mais criativo e encontre soluções melhores.

3. Liberte-se das lembranças negativas. Todos já passamos por alguma situação em que nos sentimos ridículos por algo que fizemos e que nos deixou pesarosos. Livre-se dessa carga com bom humor. Compartilhe a experiência e se esqueça dela.

Entre tantas outras virtudes, o riso economiza dinheiro. Como disse Roberto Pettinato, “o riso cura. Ele é a obra social mais barata e eficiente do mundo”. Vale a pena dar umas boas risadas hoje, não é mesmo?
https://mais.cpb.com.br/meditacao/risoterapia/
●●●

Nenhum comentário:

Imitando a igreja primitiva

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imitando-a-igreja-primitiva/ Imitando a igreja ...