sábado, 25 de maio de 2024

Oseias 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Oseias 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


OSEIAS 1 – Este profeta é emblemático!

Seu “livro possui um estilo narrativo e biográfico. Contudo, a condição infeliz de um homem que é traído por sua esposa em uma sociedade altamente patriarcal e a perdoa posteriormente é tido por muitos como sinal de que não se trata de uma história verdadeira, mas apenas uma metáfora para reforçar o simbolismo da mensagem do profeta. Contudo, não existem elementos factíveis para se negar a historicidade da trama. O único ponto de dubiedade no texto é a condição civil de Gômer, esposa do profeta, antes de seu casamento. Afinal, Deus lhe mandara tomar por esposa uma mulher que lhe trairia ou uma prostituta que não teria direito ao matrimônio comum? O fato é que eles se casaram, Gômer gerou três filhos e depois foi, ou voltou, para a vida de desonra. O texto não esclarece qual seria a ‘prostituição’ da mulher, mas no capítulo 3 Deus ordena a Oseias que retome a esposa que o havia traído. A dura experiência do profeta é usada no livro para ilustrar a preocupação divina em retomar para Si um povo que também Lhe trairia, indo após outros deuses”, destaca Rodrigo Silva.

O ministério profético de Oseias antecede à destruição do Reino do Norte de Israel. Seu local de atuação foi a capital Samaria, antes de ser tomada pela Assíria. A trajetória da família do profeta encena a realidade incrível do amor divino pelos indignos pecadores.

Os nomes dos filhos do profeta são significativos – os quais não são meros personagens de uma antiga história, mas símbolos vivos das mensagens de Deus para o Seu povo – num período de decadência moral, idolatria e infidelidade à aliança com Deus.

• Jezreel: Seu nome deriva de um local onde ocorreram vários eventos violentos da história israelita, incluindo a destruição da casa de Jeú. Com esse filho de Oseias, Deus anunciava juízo sobre a casa de Israel por causa de seus pecados.

• Lo-Ruama: Este nome refletia a retirada da misericórdia sobre Israel devido à contínua infidelidade e desobediência; indica um julgamento iminente.

• Lo-Ami: Este nome lembra corte severo, revelando a gravidade da ruptura no relacionamento entre Deus e Seu povo.

• Contudo, Deus pretendia salvar, revelado no nome de Oseias: “Deus salva!”

Juízo visa salvação! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...