quinta-feira, 2 de maio de 2024

Jeová

 Devocional Diário

Jeová

A este lugar Abraão deu o nome de “Yahweh proverá”, de sorte que se diz hoje: “Sobre a montanha, Yahweh proverá.” Gênesis 22:14, BJ

O Senhor é um Deus com nome próprio: Yahweh (ou Jeová, em português), como consta na Bíblia Hebraica. E que nome! A raiz da qual o nome sagrado provém está relacionada com o verbo “ser”, “existir” ou “estar”. Primeiramente, Deus é. Isso representa a essência do Universo, e tudo gira em torno de Sua natureza, o amor. Cada pequenino detalhe no trajeto dos astros, no desenvolvimento de uma flor, no voo de uma borboleta, nos fala de Sua essência. Além disso, Deus existe. Ele é um Deus vivo e de vida. Há muitos deuses sem vida, ou “exterminadores de vidas”. As figuras feitas de pedra ou de madeira que representavam os panteões da antiguidade eram nada mais do que pedra ou madeira. Os deuses de barro ou resina da atualidade, que parecem trazer plenitude, continuam sendo, como no passado, apenas barro e resina. Mas Jeová não é assim. Confiar no Senhor traz vida, alegria, confiança, plenitude. Queremos mais disso e não precisamos sacrificar ninguém em troca.

Os deuses do Mediterrâneo viviam além das nuvens, distanciados da companhia humana. Jeová, por outro lado, gosta de estar ao nosso lado e de nos fazer companhia. Ele abriu o mar, proveu sombra no deserto escaldante e calor nas noites geladas, venceu adversidades, participou tanto de maravilhas quanto das coisas corriqueiras do dia a dia. Deus está e sempre estará presente. Digo “estará” porque, no original hebraico, a palavra Jeová é escrita de forma que implica que Sua natureza não cessou; ela continua e continuará sendo o que é. Jeová continuará estando conosco e, por isso, teremos vida, e Sua companhia jamais nos faltará.

Jeová participa da história deste mundo como também participa da sua história pessoal, querido leitor. Ele não desvia o olhar de nós nem nos abandona no meio do caminho. Na jornada da vida, Ele está presente como a força que nos impulsiona a cada instante, apesar do desgaste de um mundo cheio de adversidades.
Jeová é o nosso Deus amado, e em Seu nome há um universo de promessas à nossa disposição, um universo de possibilidades, um universo de esperança. Entregue seu coração ao Eterno, e Ele proverá o necessário para seu viver.

Vislumbres da eternidade
2 de maio
https://mais.cpb.com.br/meditacao/jeova/

•••

Nenhum comentário:

Amigos para toda a vida

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 25 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/amigos-para-toda-a-vida/ Amigos para toda a vida ...