domingo, 28 de abril de 2024

Os três filtros

 Devocional Diário

Os três filtros

Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem. Mateus 12:36

Certa vez, um discípulo se aproximou de Sócrates para contar que alguém havia dito alguma coisa negativa acerca do filósofo grego. O professor o interrompeu e pediu que não continuasse até saber se tinha utilizado os três filtros necessários antes de transmitir aquela informação: “Você tem certeza de que isso que vai me dizer é absolutamente certo? O primeiro filtro é a verdade”, afirmou o bom professor. O jovem titubeou, pois, na realidade, não tinha ouvido aquilo diretamente da fonte; outras pessoas haviam feito o comentário. “O que você pretende me dizer é bom para alguém? O segundo filtro é a bondade”, continuou o mestre em tom afetuoso. O estudante ficou pensativo, pois o que ia comentar não traria benefício a ninguém. “Por último, é realmente necessário que eu saiba disso? O terceiro filtro é a necessidade”, expressou o professor. O moço admitiu que, realmente, o que tinha a dizer não era importante nem necessário. “Então, se não sabemos se é certo, bom ou necessário, podemos esquecê-lo”, concluiu o mestre.

Deus não Se agrada da mentira. Em suas peregrinações, o próprio povo de Deus cantava: “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora” (Sl 120:2). Também sabemos que o Senhor aborrece a língua maledicente, que cria dissensões. Olhe o que diz Provérbios 6:16 a 19: “Seis coisas o Senhor Deus odeia, e uma sétima a Sua alma detesta: olhos cheios de orgulho, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que faz planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia discórdia entre irmãos.” O próprio Jesus nos adverte contra falar demais e comentar coisas sem necessidade, alertando para o fato de que prestaremos contas dessas palavras.

Pense bem: Você gostaria que disseminassem mentiras ou fizessem comentários negativos sobre você? O que acha de perder tempo com conversas fúteis? Muita gente gosta disso; e você? Acho que é hora de refletir sobre essas coisas e tomar uma decisão cristã, pois, afinal, você terá que prestar contas a Deus do que falou ou deixou de falar.

Consagremos nossas palavras ao Senhor. Sejamos bênção aos que estão ao nosso redor. 

Vislumbres da eternidade
28 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/os-tres-filtros/
•••

Nenhum comentário:

Amigos para toda a vida

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 25 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/amigos-para-toda-a-vida/ Amigos para toda a vida ...