segunda-feira, 1 de abril de 2024

Muito mais sábios

 Devocional Diário

Muito mais sábios

Quem é sábio, que entenda estas coisas! Quem é inteligente, que as compreenda! Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. Oseias 14:9

Um dos conceitos mais destorcidos que circula por este mundo tem a ver com a sabedoria. Quem é realmente sábio? Para alguns, são os que possuem títulos e uma trajetória acadêmica. Realizar estudos é um privilégio que, normalmente, traz conhecimento, embora nem sempre nos torne mais sábios. De fato, a sabedoria não costuma ser um objetivo que figura nas competências dos estudos universitários. Para outros, tem a ver com experiências da vida, como viajar muito e partilhar momentos com pessoas de culturas diferentes. Viajar é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, porque aumenta o respeito pelos outros. Porém, tampouco é a chave para ser sábio. Ser sábio consiste em ver o mundo com os olhos de Deus e viver com essa visão.

O homem mais sábio que viveu na Terra, Salomão, disse assim em Provérbios 9:10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.” Como afirma Ellen G. White, “todo ser humano tem a oportunidade, até certo ponto, de se tornar tudo quanto escolher ser. As bênçãos desta vida, bem como as do porvir, estão a seu alcance. Pode edificar um caráter de valor duradouro, conseguindo nova energia a cada passo. Pode avançar diariamente em conhecimento e sabedoria, cônscio de novos prazeres enquanto progride, acrescentando virtude a virtude, graça a graça. Suas faculdades se desenvolverão pelo uso; quanto maior sabedoria ele adquirir, tanto maior será sua capacidade para adquirir. Sua inteligência, conhecimento e virtude se desenvolverão assim com maior vigor e mais perfeita simetria” (Conselhos Sobre Saúde, p. 107).

Diante dessas considerações, eu gostaria de perguntar novamente: Quem é realmente sábio? A resposta é bem simples: você, se assim o quiser. E continuo perguntando: Você quer ver com os olhos de Deus? Quer viver uma experiência de crescimento constante? Essa experiência e realidade podem se tornar suas se você desejar. Mas, para isso, precisará seguir os conselhos e princípios que Deus deixou em Sua Palavra.

Que tal começar a ser um sábio hoje?

Vislumbres da eternidade
1 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/muito-mais-sabios/

•••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...