domingo, 21 de abril de 2024

Ezequiel 27 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ezequiel 27
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


EZEQUIEL 27 – Tiro não é insignificante na profecia bíblica. Sua relevância é notável por ocupar grande espaço nas profecias de Ezequiel (Ezequiel 26:1-28:19) – quase três capítulos.

Tiro é importante porque representa um exemplo vívido de uma nação que, com sua riqueza e poder, seu distanciamento de Deus a fez enfrentar consequências por sua arrogância e materialismo. A profecia sobre Tiro serve como um lembrete poderoso sobre a importância da humildade, justiça e reverência a Deus, além de destacar as consequências de seguir um caminho de orgulho, vaidade e desobediência.

Ezequiel 27 retrata uma lamentação sobre a queda de Tiro, descrevendo-a como uma cidade próspera e influente que sofre um destino trágico. A cidade conhecida por sua riqueza e seu papel como centro comercial vital na região do Mediterrâneo, sofreria derrota. Ezequiel descreve detalhadamente a vasta gama de bens que Tiro comercializava, desde metais preciosos até produtos agrícolas.

• Essa riqueza e prosperidade fazem parte da mensagem de Ezequiel para mostrar como até mesmo as cidades/nações mais prósperas e poderosas podem cair diante do juízo divino.

A mensagem principal de Ezequiel 27 sobre Tiro é o juízo divino que está prestes a cair sobre ela. Sua queda é retratada como um ato de justiça de Deus contra a arrogância e ambição.

• Ezequiel utiliza imagens vívidas e poéticas para descrever a destruição iminente de Tiro, mostrando como Deus intervirá para punir os ímpios do mundo inteiro no tempo determinado para julgar a Terra.
• Assim, a queda de Tiro serve de exemplo às nações, mostrando as consequências da arrogância, do orgulho, prepotência e desprezo a Deus – o profeta usa Tiro como evidência vívida de como Deus julgará todas as nações que se voltaram contra Ele (Ezequiel 26:2-3, 5; 27:33, 36).

A mensagem para Tiro vem “do Senhor” (Ezequiel 27:1) e, embora seja apresentada por Ezequiel, a palavra é falada pelo “Soberano Senhor” (Ezequiel 27:2). Isso estabelece que tudo está sob o controle e autoridade de Deus. Ele é o Juiz e o Governante Supremo sobre todas as nações e cidades.

Embora o comércio em si de Tiro não seja condenado (Ezequiel 27:8-25), a maneira como utiliza sua riqueza é vista como problemática.

As nações de hoje têm muito a aprender com a revelação a Tiro no passado. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Amigos para toda a vida

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 25 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/amigos-para-toda-a-vida/ Amigos para toda a vida ...