domingo, 21 de abril de 2024

Autoexame

 Devocional Diário

Autoexame

Que cada um examine a si mesmo. 1 Coríntios 11:28


Paulo nos estimula a um constante autoexame. A lista de itens a seguir é apenas sugestiva e pode ajudar você nesse processo de autoanálise. Veja se estes pontos se aplicam à sua vida:

Desculpas. Esse é um grande obstáculo na vida espiritual. O primeiro passo para você ser curado é reconhecer que está doente. Pare de dar desculpas para o seu pecado. Admita que está errado e clame pelo perdão de Deus.

Autojustificativa. Junto às desculpas esfarrapadas geralmente vêm a autojustificativa. Não queira bancar o santarrão diante de Deus. Ele, melhor do que ninguém, conhece suas misérias. Portanto, humilhe-se diante do Senhor e deixe-O transformar seu coração.

Relativização. Quando queremos arrumar explicações para nosso pecado, tentando torná-lo aceitável, muitas vezes apelamos para a relativização, ou seja, dizemos: “Isso não é tão ruim assim.” No entanto, pecado é pecado, e dizer o contrário é repetir uma mentira de Satanás. Não queira “dourar a pílula” diante de Deus.

Distanciamento. Quando tentamos encobrir nossos pecados, em vez de confessá-los ao Senhor e permitir que Ele nos limpe completamente, o resultado natural será o distanciamento de Deus. Largue o pecado agora mesmo e apegue-se ao Senhor. Não deixe que nada separe você da presença do Deus eterno.

Desvalorização. Quando nos afastamos de Deus, perdemos o senso do que realmente tem valor. Passamos a apreciar o que não presta e rejeitar o que nos salva. Reflita e procure identificar o que tem mais valor para você. Coloque as coisas mais importantes em primeiro lugar.

Confusão. Sem o senso das coisas que, à luz da Palavra de Deus, realmente importam, ficamos confusos, desnorteados, sem saber que rumo seguir. Falta-nos um firme alicerce, o qual só pode ser encontrado na presença do Eterno.

Se, após este breve autoexame, você concluiu que está se afastando do Pai, clame agora mesmo e implore Sua graça. Peça a Deus que o restaure imediatamente e que lhe dê forças para vencer o mal. Sem dúvida, o Senhor atenderá ao seu clamor, pois Ele tem prazer em nos salvar.

Vislumbres da eternidade
21 de abril
https://mais.cpb.com.br/medi
tacao/autoexame/ 
•••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...