quinta-feira, 11 de abril de 2024

Engenharia invertida

 Devocional Diário

Engenharia invertida

Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, como convém, pois a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e o amor que todos vocês têm uns pelos outros vai aumentando. 2 Tessalonicenses 1:3

Tenho um amigo engenheiro que é especialista em todo tipo de motores e máquinas, podendo desmontá-las e montá-las com admirável precisão. O mais surpreendente é que ele pode desmontar uma máquina nova nunca vista antes, analisar cada peça e compreender cada detalhe do seu funcionamento. E mais: a partir desse conhecimento, ele pode construir uma máquina que funciona muito melhor do que a original. Dizemos que ele tem o dom da engenharia invertida – ele precisa desmontar para compreender.

Aplicando esse conceito à minha igreja, meu sonho é que ela tivesse mais fé e amor entre os irmãos. No entanto, devido a muitos preconceitos, temos muito que melhorar. É aqui que entra a engenharia invertida. Pense em alguém difícil de se relacionar e tente se lembrar dos momentos que causaram desconforto em você e as razões pelas quais você passou a ver a pessoa dessa forma. Você conhece as circunstâncias que moldam a vida dessa pessoa? Sabe se algum problema a preocupa? Vai tudo bem no trabalho dela? E na família? Pergunte-se como você se sentiria se fosse essa pessoa. É bom nos colocarmos no lugar do outro. Isso nos ajuda a compreendê-la como pessoa e a intuir seus sentimentos.

Essa etapa precisa de muita honestidade da sua parte: Como você analisaria essa pessoa se ela fosse alguém de quem você gostasse muito? Nosso ponto de vista muda muito em função dos vínculos que temos com a pessoa.

Última pergunta: Como você avaliaria essa pessoa se você a amasse como Deus a ama? É difícil, mas é vital, pois, dessa maneira, você pode criar uma imagem adequada dela, uma vez que esse exercício o ajuda a ver de forma panorâmica.

Depois da engenharia invertida, é hora de montar tudo de novo. E aqui está a chave: procure melhorar a mecânica da relação. Com a ajuda de Deus e muita oração, procure colocar cada peça no seu lugar, lubrificando tudo com o óleo do amor e do perdão.

Espero que seus esforços se concretizem em uma comunidade de pessoas que não somente cresçam na fé como também no amor! Esteja certo de que o primeiro beneficiado será você.

Vislumbres da eternidade
9 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/engenharia-invertida/

•••

Nenhum comentário:

Ezequiel 35 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse  Leitura Bíblica – Ezequiel 35 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 35 – O profeta de Deus, nes...