quarta-feira, 3 de abril de 2024

Cálculo formidável

 Devocional Diário

Cálculo formidável

[Deus] conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome. Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o Seu entendimento não se pode medir. Salmo 147:4, 5

Está claro que Deus não vê o mundo como o vemos. Temos uma amostra disso no uso que Ele faz da matemática, pois, para Ele, os números são muito mais do que parecem. Veja alguns exemplos:
a) 1 = 3. A Divindade é uma, mas Se manifesta em três Pessoas. É difícil compreender, mas assim é. Quando o próprio Jesus nos fala da missão que devemos cumprir, em nome da Divindade, Ele ordena: “Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19). Deus prefere a relação ao conteúdo.

b) 5 é maior que 10 mil. Assim diz Paulo em 1 Coríntios 14:19: “Contudo, na igreja prefiro falar cinco palavras com o meu entendimento, para instruir os outros, do que falar dez mil palavras em línguas.” Exceto pelas expressões pentecostais, há quem fale muito sem que ninguém consiga entender. Já sabemos que proporção e poucas palavras com sentido comum valem muito mais do que discursos ininteligíveis, pois Deus gosta do que é autêntico.

c) 5 = 5 mil + 12x. Poucas vezes a comida rendeu tanto como naquele momento da história. João 6:13 diz: “Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram depois que todos tinham comido.” É que os milagres são assim: superam toda lógica e até a matemática. Ludwig Wittgenstein dizia a respeito da matemática: “Se um problema pode ser levantado, ele também pode ser resolvido.” E Deus é espetacular na resolução de problemas.

Como mencionei antes, está claro que Deus não vê o mundo como nós o vemos. Nós somos incapazes de contar as estrelas; Ele dá nome a cada uma delas. Somos limitados, mas “o que é impossível para o ser humano é possível para Deus” (Lc 18:27). Além disso, sabemos que, para Ele, as relações são mais importantes do que a soma; a complementaridade, mais do que a divisão; a qualidade, mais do que a quantidade; a possibilidade, mais do que a improbabilidade. E, sobretudo, Ele arrisca o infinito por alguém como você e eu. Seus cálculos são formidáveis, por isso confie Nele. Deus sabe o que faz.

Vislumbres da eternidade
3 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/calculo-formidavel/
•••

Nenhum comentário:

Beleza interior

  Devocional Diário Beleza interior Quão grande é a Sua bondade! E quão grande é a Sua formosura! Zacarias 9:17 A estética é muito important...