quarta-feira, 13 de março de 2024

Em todos os momentos

 Devocional Diário

Em todos os momentos

Não falo para condenar vocês. Porque eu já disse que vocês estão em nosso coração para, juntos, morrermos e vivermos. 2 Coríntios 7:3

Faz décadas que leciono e, quase sempre, as expressões dos alunos são as mesmas. Se o aluno passa no exame, ele diz com satisfação: “Passei!” Se não passa, diz: “Reprovaram-me.” Pensamos que o sucesso se deve à nossa capacidade, e os fracassos, aos outros ou a condicionantes externos. Mas a realidade não é essa. Sofremos muita influência dos outros em nossos melhores momentos, assim como existe muito de nós em nossos erros.

Por essa e outras razões, Jesus criou a igreja como um espaço onde apoiamos uns aos outros para que tenhamos maiores possibilidades de crescimento e maturidade. Ele nos concedeu dons e talentos diferentes para que nos complementássemos uns com outros, de modo que aonde um não possa chegar o outro consiga. Ele nos permitiu viver em atmosferas positivas, geradas pelo amor, para que sentíssemos que não precisamos viver a sós nem estressados.

Gosto muito da expressão de Paulo porque ela fortalece a ideia de que temos nossa gente no coração, para a vida ou para a morte, para o bem ou para o mal, para compartilhar o sucesso e para superar o fracasso. Tudo isso, juntos. O verso de hoje nos ilumina sobre o que significa crescer e compreender a realidade do ponto de vista da comunidade.

Sabemos bastante sobre a vida de muita gente. Às vezes, até compartilhamos demasiadamente as informações. Mas será que procuramos conhecer essas pessoas pessoalmente? Será que, quando obtemos sucesso em algo, agradecemos àqueles que colaboraram para o resultado positivo?

Proponho um exercício para todo o dia de hoje. Tome nota daquelas situações que você considera relevantes ao longo da jornada. À noite, em suas reflexões finais, avalie essas situações. Procure encontrar aqueles que colaboraram para que essas situações fossem positivas e certifique-se de agradecer-lhes no dia seguinte. Veja também as situações adversas e analise o que você precisa modificar para agir melhor no futuro.

Acima de todos, Jesus nos leva sempre no coração, em todos os momentos, em cada circunstância. Neste momento de reflexão, entregue-se aos braços amorosos do Salvador, e peça a Ele que o ensine a também levar seu irmão no coração. 

Vislumbres da eternidade
13 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/em-todos-os-momentos/

•••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...