terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Jeremias 9 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 9 – Temos neste capítulo uma perspectiva profunda sobre as dinâmicas entre a sabedoria e a profecia em meio às calamidades nacionais. Especialmente, Jeremias 9:12 desafia tanto o sábio quanto o profeta a explicarem as causas das tragédias daquela época, oferecendo uma oportunidade ímpar de reflexão sobre as circunstâncias contemporâneas que assolam nossas sociedades globais.

Jeremias testemunhava a decadência moral, social e espiritual de sua nação num período turbulento, alertando sobre as consequências inevitáveis caso não houvesse arrependimento coletivo. Jeremias 9 representa um chamado à responsabilidade, instigando sábios seculares e espirituais a interpretarem e explicarem as calamidades que abatem sobre o povo.

Nos dias atuais enfrentamos desafios complexos em escala global, desde crises ambientais até conflitos geopolíticos e pandemias (Mateus 24:6-12; II Timóteo 3:1-5; Lucas 21:25-26). O chamado em Jeremias 9 ressoa em nossos dias, exigindo que os pensadores e líderes modernos se levantem para compreender e explicar as causas subjacentes a esses problemas. Contudo, assim como os sábios e profetas de outrora, líderes de agora não sabem explicar corretamente nem interpretar adequadamente os sinais dos tempos (Mateus 24:29-33; Marcos 13:24-30).

• Se os sábios de hoje, no contexto da crise climática, analisarem meros dados científicos para compreender as mudanças ambientais, ou se os religiosos desconsiderarem a responsabilidade moral e os princípios éticos/espirituais, todo estudo deles levará a conclusões equivocadas, apontando apenas para soluções paliativas.

• Se os analistas de hoje, em relação aos conflitos geopolíticos, não se pautarem na Palavra de Deus, suas percepções políticas e históricas não reconhecerão a necessidade de justiça, responsabilidade, reconciliação e respeito pelos direitos humanos.

• Se os especialistas da saúde fundamentarem suas conclusões meramente em informações médicas e epidemiológicas, independentemente da revelação do Médico dos médicos e o cuidado especial com o corpo humano (Levítico 11:1-47; Jeremias 8:21-22; I Coríntios 6:9-10, 12-20; II Coríntios 6:17), não haverá solução concreta.

Diante da situação complexa de nossa sociedade “assim diz o Senhor: ‘Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico na sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois Eu Sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a Terra, pois é dessas coisas que me agrado’” (Jeremias 9:23-34).

Diante disso, resta-nos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Obadias 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Obadias 1 Comentário: Pr. Heber Toth Armí OBADIAS 1 – Ao analisar a mensagem curt...