segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Jeremias 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 8 – O profeta aborda o tema da insensibilidade, incredulidade e a desobediência do povo de Judá. Fortemente Jeremias enfatiza as terríveis consequências disso, tanto quanto um pai ou uma mãe fala veementemente ao filho de dois anos que está brincando despreocupadamente com fogo.

Jeremias profetiza sobre o juízo que viria sobre o povo de Deus devido à prática da idolatria, da falsidade e da falta de arrependimento (Jeremias 8:1-6, 10-17). Hoje, a cristandade não difere muito da situação do povo de Jeremias. Por isso, como o profeta que representava a Deus, os líderes atuais deveriam desfalecer, compadecer-se e confrontar as pessoas em seus pecados para alertar quanto à sua condição, objetivando uma busca por salvação (Jeremias 8:18-19, 21).

Conquanto, quando se rejeita a Palavra de Deus, não há sabedoria nem no mais elevado intelecto humano (Jeremias 8:9). Inclusive a natureza, que segue os padrões e ciclos estabelecidos por Deus, tem mais consciência que o povo de Deus apegado à hipocrisia, que não reconhece e nem segue os caminhos do Senhor (Jeremias 8:7). Iludidos, apegam-se às próprias opiniões, descartando a essência da revelação e da Lei de Deus (Jeremias 8:8).

• A falta de conhecimento e obediência a Deus acarretam terríveis consequências. Assim como as aves e outros animais seguem os padrões da natureza, Deus anseia que Seu povo esteja atento à Sua Lei, como padrão de moralidade.

• O Deus que ama e protege, que cuida e vela por Seu povo, que concedeu a Lei como guia para uma vida nobre, almeja que sejamos responsáveis. Ele não quer que sejamos displicentes como aqueles que detinham o conhecimento de Sua Palavra e não viviam de acordo com ela.

• As advertências divinas revelando consequências dos pecados da humanidade, pretende levar as pessoas a reconsiderarem seus caminhos e buscarem a Deus com urgência.

• A mensagem central de Jeremias é um chamado veemente ao arrependimento. Mesmo diante das falhas do povo, Deus anseia que voltem para Ele, abandonem a hipocrisia e vivam conforme a Sua graciosa vontade.

Diante das advertências divinas, é loucura perder as oportunidades (Jeremias 8:20). Perdê-las nos farão lamentar diante das calamidades (Jeremias 8:22).

Hoje... muitos bálsamos nos são oferecidos para a sede espiritual; porém, apenas Deus pode curar nossas feridas causadas pelo pecado. Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

No caminho

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 12 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-caminho/ No caminho Ensine a criança no camin...