domingo, 4 de fevereiro de 2024

Jeremias 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 7 – Da mesma forma que o cristianismo sem amor é desprovido de sentido (I Coríntios 13:1-3), a religião formal é desprovida de valor. É sobre isso que trata veementemente o profeta Jeremias...

Em Jeremias 7, somos advertidos quanto à necessidade de verdadeira piedade e obediência a Deus em vez de confiar em meras práticas religiosas vazias e em rituais externos. Jeremias condena o povo judeu de seu tempo devido à hipocrisia religiosa, mas suas palavras inspiradas devem alcançar nosso coração nos dias atuais. Pois, podemos participar de cultos e rituais no templo, mas, ao mesmo tempo, estarmos envolvidos em práticas ímpias e injustiças sociais.

• Simplesmente realizar cerimônias religiosas sem uma verdadeira mudança de coração (mente) e sem uma vida de obediência à revelação divina não têm valor aos olhos de Deus.

A confiança religiosa pode estar desfocada, no caso dos hipócritas judeus do passado o templo e não o Senhor do templo era a base da confiança deles (Jeremias 7:1-4). Atualmente podemos confiar facilmente em nosso batismo, em nossa oração, em nossa experiência religiosa, até mesmo depositar nossa confiança na fé, em vez de realmente confiar em Deus.

Sem uma mudança de vida, a religiosidade não passará de hipocrisia; e, a igreja será um antro de pecadores iludidos, abomináveis, arrotando santidade, prezando pela imoralidade em vez de arrepender-se de suas iniquidades (Jeremias 7:5-11).

A hipocrisia impede, inclusive, de Deus atender a oração de um profeta (Jeremias 7:12-19). Consequentemente, não tem como driblar as desgraças que sobrevêm da rejeição à Palavra de Deus (Jeremias 7:20-34).

Nos dias de hoje, não estamos livres desse perigo; corremos os mesmos riscos de cair nos atalhos religiosos de Judá e viver a hipocrisia como sendo alto nível de espiritualidade. Contudo, Deus não nos quer iludidos; Ele usou Jeremias para alertar aos judeus, e com seu texto divinamente inspirado, intenta despertar nosso coração para a verdadeira religião.

Hoje, “um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo deve ser nossa primeira ocupação”, apregoou Ellen White.

• Precisamos tanto da mensagem de Jeremias hoje, quanto os judeus prestes a ir para o cativeiro babilônico.
• Devemos aprender com erros do povo de Deus do passado para não sofrer as consequências semelhantes...

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...