quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Jeremias 18 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 18 – Encenações e dramatizações são fundamentais no livro de Jeremias tanto quanto sua autobiografia. Deus é especialista em recursos visuais; Ele que instituiu o Tabernáculo para encenar o plano da redenção, foi além do sistema sacerdotal e sacrifical, como nota-se claramente em Jeremias.

Os relatos biográficos de Jeremias não são irrelevantes à teologia; Paul House salienta que “a biografia é, para o desenvolvimento da teologia, tão importante quanto sermões em poesia ou em prosa”.

A cena de Jeremias 18 em que o profeta foi ao oleiro, “lembra as pessoas de que, como qualquer vaso feito por um oleiro, elas são criação de Deus à disposição de Deus (18:1-12) e condena a amnésia espiritual delas (18:13-17). Para seu sofrimento, sua vida sofre nova ameaça. O povo decide continuar a dar ouvidos a seus profetas, sacerdotes e conselheiros (18:18), os próprios líderes que estão conduzindo-os à derrota (v. 14-17), de maneira que o efeito” do lamento de Jeremias é ajudá-lo a ficar do lado de Deus. “Parte do propósito do sofrimento é forçar o profeta, o remanescente, a depender só de Deus, na verdade a única defesa dos fiéis (1:17-19)” (House).

Merrill Unger, considerando que Deus anseia moldar Seu povo, demonstrou a Jeremias que “o mau desígnio poderia ser substituído pelo bom desígnio se Seu povo se arrependesse [Jeremias 18:1-11]. Mas o Senhor constatou sua pétrea impenitência [vs. 12-17], que foi demonstrada pelas ímpias tramas do povo contra Jeremias [v. 18], e lamentada pela oração imprecatória do profeta [vs. 19-23]”.

Diante de Jeremias 18, aprendemos que...

• ...Dramatização e a autobiografia proféticas permitem que as pessoas visualizem as verdades espirituais de uma maneira vívida e tangível, facilitando a compreensão e a absorção das mensagens.
• ...Encenações tocam as emoções dos espectadores, criando uma conexão emocional poderosa que pode impactar o coração e levar indivíduos a mudar o comportamento.
• ...Mensagens transmitidas através de dramatizações tendem a ser mais memoráveis, pois envolvem múltiplos sentidos e experiências sensoriais.
• ...Através de representações visuais e narrativas, as mensagens espirituais podem ser comunicadas de forma clara e concisa, evitando mal-entendidos e interpretações equivocadas.
• ...As encenações podem retratar situações da vida cotidiana, tornando mais fácil ao povo relacionar as mensagens espirituais com a própria vida.

Como responderemos às encenações do livro de Jeremias? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Dor de coração

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/dor-de-coracao/ Dor de coração O cetro não se ar...