segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Jeremias 15 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 15
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 15 – Na vida de Jeremias, dois aspectos retratam seu caráter. “Por um lado, muitas de suas profecias e narrativas sobre sua vida revelam a força de sua devoção ao Senhor. Os pronunciamentos de condenação feitos por ele encontraram muita resistência no reino do Sul. Sua pregação nunca foi popular. A despeito destas coisas, o profeta continuou a anunciar ousadamente que os pecados de Judá tinham condenado Jerusalém à destruição e sua população iria para o exílio.

“Por outro lado, entretanto, o livro de Jeremias apresenta um quadro de um homem com profundas lutas interiores. Ele era atormentado pelo complexo de inferioridade, depressão, dúvida e falta de esperança. Numerosas passagens (frequentemente chamadas de ‘confissões de Jeremias’) revelam graves conflitos interiores. O profeta lamenta a traição de seus amigos e familiares (Jr 11:18-12:6). Perguntava-se sobre o propósito de seu ministério (Jr 15:10-21). Ficava impaciente, no aguardo do cumprimento da Palavra de Deus (Jr 17:12-18). Orou pela vingança do Senhor contra seus oponentes (Jr 18:18-23). Em sua última lamentação registrada (Jr 20:7-18), clamou ao Todo-poderoso: ‘Iludiste-me, ó Senhor; iludido fique’ (Jr 20:7) e amaldiçoou o dia de seu nascimento (Jr 20:14-18).

“Essas revelações demonstram importantes dimensões do caráter de Jeremias. Ele lutava contra o desânimo por um ministério que não tinha boa aceitação por parte do povo. Várias vezes sofreu por causa de sua mensagem e poucas vezes recebeu incentivo. Em todas as suas provações, entretanto, ele encarava sua miséria com uma honestidade admirável. Não tratava suas dificuldades superficialmente, mas sentia e expressava profundamente seu desencorajamento. De qualquer maneira, Jeremias demonstrou ser um homem de fé, e levou suas perguntas e perplexidades diante do Senhor em oração. Buscou consolo no Deus que o havia chamado para pregar”, analisou Richard Pratt.

Foi desafiadora a vida do profeta Jeremias. O próprio Deus rejeitou sua intercessão pelo povo, devido ao juízo ter sido pronunciado (Jeremias 15:1-9). Embora tenha recebido uma promessa divina e uma sentença sobre seus perseguidores, lamentou o ódio de seus compatriotas (Jeremias 15:10-14). Ele clamou a Deus e foi atendido com uma promessa especial (Jeremias 15:15-21). Sua situação precisou da intervenção de Deus, mostrando que podemos contar com a ajuda divina também quando estamos decididos a cumprir o chamado de Deus custe o que custar. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...