quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Jeremias 11 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 11 – Todos somos pecadores; portanto, todos deveriam reconhecer seus pecados perante Deus e arrepender-se para serem perdoados e salvos.

O povo de Judá afastara-se de Deus e de Seus preciosos mandamentos, envolvendo-se em idolatria, imoralidade e injustiças sociais. Por isso, desde o início de seu livro, Jeremias apresenta profecias de advertência ao povo sobre as consequências de suas ações, mas sobretudo, vemos sua insistência apontando o caminho do arrependimento.

Em Jeremias 11, o profeta usa linguagem persuasiva para chamar a atenção do povo para a gravidade de suas ações e as consequências iminentes. Algumas passagens contêm elementos poéticos, como metáforas e paralelismos – são vários recursos visando despertar os insensíveis pecadores, transgressores condenados.

Além disso, a estrutura do capítulo inclui elementos narrativos, detalhando eventos passados, presentes e futuros, combinando história e profecia. Considere estes pontos:

• Convocação ao Pacto (Jeremias 11:1-5) – Deus relembra a aliança realizada com os antepassados de Seu povo, especialmente no contexto do Egito. Deus mostra ter cumprido Sua parte: O povo de Jeremias desfrutava da terra que outrora fora prometida.
• Quebra do Pacto (Jeremias 11:6-13) – O povo especial escolhido de Deus fez algo terrível, O substituiu por outros deuses. A corrupção religiosa, a negligência aos mandamentos de Deus e indiferença a Sua voz resultam na quebra da aliança que traz terríveis consequências.
• Pacto quebrado e seus resultados (Jeremias 11:14-17) – Deus envia amorosamente Seu profeta intentando levar Seu povo a reconhecer seus pecados; para isso, Ele alerta sobre a destruição da cidade devido à infidelidade e chama a atenção para a idolatria do povo como causa da futura desolação. Deus retira Sua proteção!

A boa intenção divina de enviar um profeta para demonstrar Seu terno coração frustrado com a deprimente condição do povo foi mal-recebida. Líderes arquitetaram uma conspiração contra Jeremias. Ao clamar por justiça, Deus garantiu ao profeta um julgamento contra os conspiradores (Jeremias 11:18-23).

Diante disso, reflita:

• Para manter teu compromisso com Deus, renuncie todos os “ídolos” contemporâneos que distraem e afastam teu coração de Deus e de Sua vontade.
• Saiba que afastar-se dos caminhos/instruções de Deus, atrai sofrimento e gera lamentações em vez de alegria e satisfação.
• Cuide-se com líderes que desprezam os mandamentos de Deus; mas, preze por líderes fiéis a Deus.

Jamais quebre a aliança com Deus! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...