segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Uma lista para começar

 Uma lista para começar

Irmãos, procurem, com empenho cada vez maior, confirmar a vocação e a eleição de vocês; porque, fazendo assim, vocês jamais tropeçarão. 2 Pedro 1:10

Pedro confiava plenamente que a salvação depende da fé em Jesus. Mas, para ele, essa fé é acompanhada de um processo de crescimento espiritual. Esse processo leva a um caráter mais semelhante ao de Cristo. Em 2 Pedro 1:5 a 8, o apóstolo diz: “Por causa disso, concentrando todos os seus esforços, acrescentem à fé que vocês têm a virtude; à virtude, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança; à perseverança, a piedade; à piedade, a fraternidade; à fraternidade, o amor.”

Como Pedro criaria essa lista em nossos dias? Acho que poderia ser algo assim:

1. Pense em Deus o tempo todo (virtude). A Bíblia nos propõe um método excepcional de comunicação com Deus. É um método que não precisa de espaço ou tempo especiais. Chama-se oração e está sempre à sua disposição.

2. Estude a Bíblia (conhecimento). O que Deus gosta e espera de você se encontra em Sua Palavra. É a maneira de saber como as coisas funcionam e como devemos proceder. Você precisa lembrar que sua opinião é importante, mas a vontade divina é fundamental.

3. Responda adequadamente e no devido tempo (domínio próprio). Um cristão é medido mais por suas reações do que por suas ações. As reações da sua vida dizem muito sobre seu crescimento espiritual. Sugiro que você comece a praticar a assertividade.

4. Deixe que Deus esteja em todos os detalhes (piedade). Se Deus estiver em sua vida, até as coisas mais pequeninas serão realizadas de outra maneira, pois sua natureza mudará.

5. Relacione-se com um grupo pequeno (fraternidade). A religião também se vive em grupo. Os grupos grandes são bons para os momentos solenes, enquanto os grupos menores têm a vantagem de criar vínculos. Essas rela-ções nos tornam mais empáticos e nos apoiam nos momentos de necessidade.

6. Viva o espírito que une o restante do Universo (amor). É bom se colocar em sintonia com todos os demais, aqueles que se encontram mais além deste pequeno planeta. Você só precisa de uma coisa: amar.

É uma proposta para começar. Poderia ser outra, mas não deixe de fazer sua lista com o Senhor e de vivê-la.

•••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...