segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Jeremias 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 1 – É difícil ser instrumento de Deus num mundo hostil, inclusive entre o próprio povo de Deus. Por isso, ouvir o chamado divino nem sempre é recebido com alegria e empolgação; Deus precisa operar para gerar não apenas convicção, mas aceitação.

Ao ler o texto do chamado de Jeremias ao ministério profético, é possível concluir que foi uma experiência linda; Deus mostrou o quanto Ele valoriza a quem chama, que conhecia Jeremias desde antes de ser formado no ventre materno, etc.; contudo, a pessoa chamada age com relutância, pois sabe que servir à Deus exige coragem, maturidade e ousadia (Jeremias 1:1-8).

No entanto, ciente da fragilidade humana, Deus sabe como preparar as pessoas para Seu serviço. E, um destaque vai para duas visões (Jeremias 1:9-14) divinamente concedida ao tímido e relutante jovem Jeremias:

• Um ramo de amendoeira: Visando preparar Jeremias para aceitar o chamado, Deus pergunta o que ele vê; o jovem responde que vê “o ramo de uma amendoeira”. “Na Terra Santa, a amendoeira floresce em janeiro, dando a primeira indicação de que a primavera está chegando. A palavra em hebraico para amendoeira é ‘saqed’; enquanto a palavra ‘vigiar’ ou ‘acordado’ é soqed’. Deus usa esse jogo de palavras para chamar a atenção de Jeremias para o fato de que Ele sempre está acordado para velar sobre Sua Palavra e cumpri-la”, aponta Warren Wiersbe. O que Deus prometeu que faria com a desobediência e idolatria de Israel, estava a ponto de cumprir-se.

• Uma panela no fogo inclinada: Jeremias vê uma panela fervendo inclinada do norte, simbolizando a ameaça babilônica aproximando, vindo do norte.

“A amendoeira, o primeiro sinal da primavera, indicava a proximidade do cumprimento da Palavra de Deus. A panela ao fogo... era a Babilônia, pronta para transbordar em Judá porque o povo havia traído o Senhor pela idolatria (vs. 13-16)”, explica William MacDonald. Para proclamar a poderosa e verdadeira Palavra de Deus em cumprimento, Jeremias precisou de uma promessa e um cuidado sobrenatural da parte de Deus (Jeremias 1:17-19).

As lições são claras: Devemos conhecer bem a Palavra de Deus, Ele age de acordo com elas. Além disso, precisamos anunciar as ações de Deus, ainda que as pessoas nos ignorem, pois o que Deus prometeu, Ele cumprirá! Ele nos capacitará! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...