quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Isaías 62 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 62
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 62 – O amor de Deus é essencial para nossa salvação. Sua motivação em restaurar-nos deve-se ao Seu infinito amor.

• Isaías 62 “continua o tema de Isaías 61, sem interrupção: o glorioso futuro de Israel como mensageiro escolhido por Deus para proclamar a verdade ao mundo, sob a condição de que permanecesse fiel. Israel falhou em viver à altura dos privilégios da aliança, por isso as promessas se cumprirão para o novo Israel. Ainda é o Messias quem fala, como em Isaías 61:1, e diz o que fará em favor de Sião. Sião é nome poético para Jerusalém”, analisa o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. E continha: “Cristo promete não deixar de trabalhar em favor de Seu povo até que o propósito eterno para ele se cumpra”.

Podemos notar que Deus expressa Seu zelo e amor por Seu povo. Ele promete não sossegar, mas agir em favor da justiça e salvação. O amor de Deus por Seu povo é comparado a um casamento. Ele não apenas ama, Seu amor é comparado ao amor de um noivo por Sua noiva – a ênfase é colocada na restauração da dignidade e honra de Sião aos olhos do mundo.

Deus designa intercessores para Seu povo, que estejam continuamente buscando o bem-estar dele – até que a restauração seja completa!

Deus promete nunca abandonar Seu povo. A imagem da Terra Prometida produzindo frutos reflete a bênção e prosperidade que virá sobre o povo restaurado. Apesar da falha de Israel em produzir esses frutos, Deus não falhará em levar avante Suas intenções, e ninguém O impedirá.

• “Cristo jamais abandonará a alma por quem morreu. A alma poderá deixá-lO, e ser vencida pela tentação; Cristo, porém, não pode nunca Se desviar daquele por quem pagou o resgate com a própria vida”. Por isso, “vivei em contato com o Cristo vivo, e Ele vos segurará firmemente com uma mão que nunca soltará. Conhecei e crede o amor que Deus os tem, e estareis seguros; esse amor é uma fortaleza inexpugnável contra os enganos e os assaltos de Satanás”, diz Ellen White.

A confirmação das promessas divinas aos fieis (Isaías 62:1-4) move os pregadores a propagar as boas-novas (Isaías 62:5-9), e a preparar um povo para desfrutar do plano divino (Isaías 61:10-12). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...