terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Isaías 61 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Isaías 61
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 61 – Os planos de Deus acontecerão (Jó 42:2), independentemente do péssimo comportamento de Seu povo (João 1:10-11).

A glória de Jerusalém entoada em Isaías 60 será vista no final do milênio, quando o mal for completamente erradicado, conforme revelado em Apocalipse 21:1-22:5.

A restauração prevista acontece mediante o ministério de Cristo, primeiramente terrestre (Isaías 61:1) e, posteriormente, no final do milênio (Isaías 61:2-3); não mais com uma Jerusalém terrestre renovada e restaurada (Isaías 61:4-7), mas com uma Nova Jerusalém, num Novo Céu e Nova Terra (Apocalipse 20:11-21:5).

O Deus que declara em Isaías 61:8 que ama a justiça e odeia o roubo e toda maldade, não deixará qualquer pessoa entrar na Nova Jerusalém. Isso está claro na profecia de João: “Os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam a feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte... Nela jamais entrará algo impuro, nem quem pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:8, 27).

Entretanto, os perseverantes fieis servos do Senhor serão recompensados. A salvação está disponível para quem reconhece sua condição, e aceita o perdão submetendo-se à justiça de Cristo (Isaías 61:8-10). A salvação é gratuita a nós, embora tenha custado muito para Deus. O sacrifício de Cristo proveu uma oportunidade onde não havia nenhuma luz no fim do túnel. Por isso, Ele pode dizer com segurança:

“Está feito. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho... Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os Seus servos O servirão” (Apocalipse 21:6-7; 22:3).

O Deus que restaurará as nações conforme Isaías 61:11, promete que terá uma árvore, cujas “folhas servem para a cura das nações” (Apocalipse 22:2).

Vivemos num mundo onde as tribulações muitas vezes nos cercam, mas podemos ter nossos mantos de lamentos por vestes de louvor. Permitamos que as promessas divinas nos reavivem! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...