sábado, 13 de janeiro de 2024

Chamado de amigo

 Chamado de amigo

E ele foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23

Como podemos identificar se alguém é um amigo verdadeiro? Em primeiro lugar, vocês têm coisas em comum? Normalmente, costumamos nos agrupar por afinidades e ficamos confortáveis quando tais afinidades criam vínculos. Uma segunda característica é que os amigos se preocupam com tudo que diz respeito a você. A relação deles com você não se baseia em interesses egoístas. O vínculo é muito mais profundo do que aquele que resulta da intenção de tirar proveito de você. Essa relação desinteressada é que lhes confere autenticidade. Por fim, eles respeitam suas decisões e são leais. Um amigo está com você “para o que der e vier”, nos momentos difíceis e nos tranquilos.

Considerando essas características, Abraão era amigo de Deus. Ele tinha muitas afinidades com o Senhor. Ambos eram responsáveis, gostavam de ajudar as pessoas e lideravam seu povo com carinho, cuidando para que as pessoas crescessem de maneira apropriada. Ambos tinham esperança de que o mundo mudasse para melhor. Abraão queria saber tudo sobre Deus. Por isso, preparava lugares de oração por onde passava e, ali, podia se sentar para conversar com seu Amigo. De vez em quando, o Senhor o visitava e ambos tinham conversas muito interessantes, às vezes até acaloradas (sobretudo quando o assunto era Sodoma e Gomorra). Muitas noites, enquanto Abraão viajava rumo à Terra Prometida, o Senhor lhe enviava mensagens para o encorajar. Em Harã e no Egito, as mensagens se intensificaram porque, às vezes, Abraão se extraviava. Deus é pura generosidade, e o patriarca não demorou a entender isso, dando, então, início a uma relação de “coração aberto”, desinteressada. Houve um momento um tanto complicado com relação ao assunto de Isaque e o sacrifício, mas a amizade triunfou sobre sentimentos pessoais. Deus falava com Abraão sem rodeios, mesmo quando houve o equívoco com relação a Agar. No fim, quando Isaque nasceu, os dois deram boas risadas. Ambos se respeitavam mutuamente, desfrutando de uma amizade que permanecerá pela eternidade.

Assim como Abraão foi chamado amigo de Deus, você também pode ter grande amizade com o Senhor. Tudo depende de você. Já conversou com seu melhor Amigo hoje? Abra seu coração e compartilhe tudo com Ele. 

Devocional Diário-  13 de janeiro

Vislumbres da eternidade

https://mais.cpb.com.br/meditacao/chamado-de-amigo/

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...