sábado, 2 de dezembro de 2023

TRANSCENDENTE E IMANENTE

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

2 de dezembro

TRANSCENDENTE E IMANENTE

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15

De acordo com a revelação, Deus é imanente e transcendente ao mesmo tempo. Ser imanente significa que Ele está presente e ativo em Sua criação. Sua influência está em toda parte. Ele age nos processos naturais, mas também intervém de modo sobrenatural, se assim desejar. Isso é especialmente verdadeiro na vida daqueles que entram em aliança com Ele.

O fato de Deus ser imanente revela que podemos obter algum conhecimento a Seu respeito por meio da criação. Nela há indícios de Sua personalidade, como a ordem e a regularidade. Isso também nos diz que devemos ter respeito pelas coisas criadas, zelando pelo meio ambiente. Sua imanência implica, ainda, que Ele pode usar pessoas e organizações não cristãs – assim como usou Ciro, Babilônia e a Assíria – e que Ele não Se limita a agir diretamente para cumprir Seus objetivos. Na cura de alguém, por exemplo, Ele pode fazer um milagre, mas pode usar os profissionais de saúde.

Em contrapartida, Sua transcendência mostra que Deus é superior à criação. Ele é de uma qualidade diferente. É divino. Seus atributos não são os meros atributos do ser humano amplificados. A diferença não é só quantitativa, mas qualitativa. Por exemplo: Deus ama, e nós amamos. Mas o amor de Deus não só é maior que o nosso, também é de uma qualidade diferente. O mesmo pode ser dito dos demais atributos que Ele compartilhou conosco.

Deus é mais elevado que os seres humanos. Ele é Altíssimo (Sl 91:1). Não somos capazes de alcançar Seu nível. Sempre haverá uma gigantesca diferença entre Ele e nós. Por isso, devemos ter reverência em nosso relacionamento com Ele: nosso entusiasmo e nossa alegria nunca podem se exceder a ponto de nos tornar irreverentes. Nossas orações nada devem exigir, mas se submeter à Sua vontade. Ele é o Rei do Universo, e nós somos Suas criaturas. Ele está acima de tudo e de todos, mas Se coloca ao nosso lado quando clamamos por Ele. Deus é grande, mas ama você o suficiente para Se importar com os detalhes de sua vida. Busque Sua presença neste dia.

https://youtu.be/rCbbK1U4Bzw

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...