quarta-feira, 29 de novembro de 2023

TEMPO DE AVALIAR

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

29 de novembro

TEMPO DE AVALIAR

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

De tempos em tempos, precisamos fazer uma avaliação de nossa vida pessoal, de nossas realizações e de nossa relação com Deus e com nossos semelhantes. Avaliar é determinar o valor de algo. Não é um ato agradável, porque não gostamos de nos defrontar com nossos erros, mas é necessário para conhecer os pontos fracos, de modo que haja crescimento.

Avaliar é olhar para trás e aprender com o que passou. Uma avaliação evidenciará aspectos negativos, que servirão para nos conscientizar de que deve haver mudanças se queremos resultados mais promissores. Archibald Mac Leish disse: “Só há uma coisa mais dolorosa que aprender com a experiência. É não aprender com a experiência.” Mas o que você deve fazer quando detectar falhas? Sugiro algumas atitudes:

Assuma seus erros. Significa que você é mais sábio hoje do que no passado.

Não guarde ressentimento de outra pessoa envolvida no processo. Alguém foi indiferente com você? Alguém o magoou, desprezou ou não o respeitou? Não guarde mágoa nem rancor. Malachy McCourt afirmou que “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”.

Não desista. Recomece. Henry Ford declarou que “fracassar é a oportunidade de começar de novo, mais inteligentemente”. É necessário encarar cada fracasso como derrota temporária, ao invés de fiasco permanente.

Lembre-se de que Deus pode transformar maldições em bênçãos. Ele pode até usar as coisas ruins que nos acontecem para nosso bem. Confie na promessa de “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).

Por mais dolorosa que seja, uma avaliação honesta da realidade é a única maneira de avançar em direção à vitória. Ela vai mostrar a dimensão dos problemas que precisam ser superados e revelará quais passos precisam ser dados rumo ao objetivo proposto.

Hoje, avalie sua vida com as atitudes corretas, tendo a Palavra de Deus como parâmetro de suas avaliações. Corrija a rota a tempo e você chegará ao destino seguro.

https://youtu.be/84g9WTnNQe0

https://mais.cpb.com.br/meditacao/tempo-de-avaliar/

Nenhum comentário:

No caminho

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 12 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-caminho/ No caminho Ensine a criança no camin...